Nada de nós, sem nós: debate sobre a regulamentação da profissão de pedagogas
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta pesquisa contextualiza o atual debate em torno do Projeto de Lei 1735/2019 que dispõe sobre a regulamentação da profissão de pedagogas. Identificamos duas entidades protagonistas no debate: a Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia, que se posiciona a favor de uma proposta de regulamentação; e a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, que argumenta contra. As narrativas foram expostas no texto, evidenciando consensos e divergências entre os dois grupos. Realizamos u ...
Esta pesquisa contextualiza o atual debate em torno do Projeto de Lei 1735/2019 que dispõe sobre a regulamentação da profissão de pedagogas. Identificamos duas entidades protagonistas no debate: a Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia, que se posiciona a favor de uma proposta de regulamentação; e a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, que argumenta contra. As narrativas foram expostas no texto, evidenciando consensos e divergências entre os dois grupos. Realizamos uma análise histórica da constituição do curso e da profissão de Pedagogia no Brasil, buscando compreender onde se formou a concepção de identidade profissional baseada na docência. Por fim, articulamos relatos autobiográficos de pedagogas atuando em espaços não-escolares, evidenciando as problemáticas enfrentadas neste campo. Concluímos que o debate sobre a regulamentação precisa da participação coletiva da classe de pedagogas, e consideramos pertinente a postura propositiva de apropriar-se do debate, propondo alterações alinhadas com as nossas demandas profissionais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License