A autonomia de estudantes de bacharelado em piano no contexto acadêmico : aplicação da prática deliberada na preparação da obra "Festa do Divino" de Altino Pimenta (1921-2003)
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho investigou a aquisição de habilidades autorregulatórias (Bandura, 1986 apud Bandura et al., 2008; McPherson; Zimmerman, 2002; Zimmerman, 1990) através de estratégias de estudo específicas dentro do processo de construção da obra Festa do Divino (1992), de Altino Pimenta (1921-2003) em seus estágios iniciais. Os participantes desta pesquisa foram alunos do curso de bacharelado em piano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 2023. O processo abordou a prática ...
Este trabalho investigou a aquisição de habilidades autorregulatórias (Bandura, 1986 apud Bandura et al., 2008; McPherson; Zimmerman, 2002; Zimmerman, 1990) através de estratégias de estudo específicas dentro do processo de construção da obra Festa do Divino (1992), de Altino Pimenta (1921-2003) em seus estágios iniciais. Os participantes desta pesquisa foram alunos do curso de bacharelado em piano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 2023. O processo abordou a prática deliberada como um catalizador de estratégias adequadas a cada situação performativa. Para isso, utilizamos uma abordagem qualitativa, por se tratar de um estudo de casos. A seleção dos participantes ocorreu por um chamamento pelas redes sociais com três participantes selecionados. A primeira etapa investigou o nível de conhecimento de cada um sobre os códigos contidos na partitura e dos temas abordados: prática deliberada e autorregulação na aprendizagem. A segunda e terceira etapas avaliaram o processo de leitura e construção da obra através de entrevistas semiestruturadas e execuções ao piano. Cada encontro foi separado por duas semanas de estudo individual, durante as quais os participantes relataram suas experiências. Os encontros individuais ocorreram no Programa de Pós-graduação em Música da UFRGS. A análise dos resultados e as discussões foram realizadas após o término das três etapas. Esse processo demonstrou que o índice de autoconhecimento e autogerência dos participantes mostrou um avanço significativo a cada encontro, e que o estudo direcionado e planejado alcançou resultados satisfatórios. Os resultados da pesquisa revelam a importância do estudo planejado e direcionado com estratégias de estudo adequadas a cada situação. Soma-se a isso a importância do papel do professor em estimular a prática musical autorregulada durante a graduação em música. ...
Abstract
This work investigated the acquisition of self-regulatory skills (Bandura, 1986 apud Bandura et al., 2008; McPherson; Zimmerman, 2002; Zimmerman, 1990) through specific study strategies within the construction process of the work Festa do Divino (1992), by Altino Pimenta (1921-2003) in its early stages. The participants in this study were undergraduate piano students at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) in 2023. The process approached deliberate practice as a catalyst for stra ...
This work investigated the acquisition of self-regulatory skills (Bandura, 1986 apud Bandura et al., 2008; McPherson; Zimmerman, 2002; Zimmerman, 1990) through specific study strategies within the construction process of the work Festa do Divino (1992), by Altino Pimenta (1921-2003) in its early stages. The participants in this study were undergraduate piano students at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) in 2023. The process approached deliberate practice as a catalyst for strategies appropriate to each performance situation. To do this, a qualitative approach was adopted, as it is a case study. The study began with a call on social media where three participants were chosen. The first stage investigated each participants’ level of knowledge about the codes contained in the score, as well as the topics covered: deliberate practice and self-regulation in learning. The second and third stages evaluated the reading and construction process of the work through semi-structured interviews and piano performances. Each meeting was separated by two weeks of individual study, and each participant reported their experience during this period. The individual meetings were held at the Graduate Program in Music at UFRGS. At the end of the stages, the results were analyzed and discussed. This process demonstrated that the level of self-knowledge and self-management gained by the participants advanced significantly at each meeting, and that targeted and planned study can accelerate satisfactory results. The results of this study show the importance of planned and directed study with appropriate study strategies for each situation, in addition to the importance of the teacher’s role in stimulating self-regulated musical practice during undergraduate study in music. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2878)Música (414)
Este item está licenciado na Creative Commons License