Gesto como diretriz composicional : a inspiração tátil-visual como pilar para a imaginação sonora
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho apresenta uma pesquisa voltada à temática de gesto e música como ferramenta de pensamento e prática da composição musical. O Capítulo 1 consiste na revisão bibliográfica, dividido em duas seções: a primeira seção reúne textos sobre gestualidade e música numa abordagem musicológica, cujos principais autores são Hatten (1994, 2004 e 2018), Ferneyhough (1995), Nogueira (2006), Yampolschi (2014) e Bériachvili (2020); enquanto a segunda seção trata de ideias aplicadas diretamente ...
O presente trabalho apresenta uma pesquisa voltada à temática de gesto e música como ferramenta de pensamento e prática da composição musical. O Capítulo 1 consiste na revisão bibliográfica, dividido em duas seções: a primeira seção reúne textos sobre gestualidade e música numa abordagem musicológica, cujos principais autores são Hatten (1994, 2004 e 2018), Ferneyhough (1995), Nogueira (2006), Yampolschi (2014) e Bériachvili (2020); enquanto a segunda seção trata de ideias aplicadas diretamente na criação das unidades estruturantes, que, combinadas entre si, revelam estratégias criativas que também podem ser percebidas como gestos, cujos principais autores são Smalley (1997), Boulez (2012) e Gomes (2020). O Capítulo 2 consiste na elaboração de categorias de comportamento sonoro separados em dois critérios básicos associáveis à movimentação física: a direcionalidade e a estabilidade. Com as categorias elaboradas, são expostos exemplos do portfólio de composições, demonstrando a aplicação do pensamento composicional. O Capítulo 3 apresenta análises de obras de Wellington Gomes e Pierre Boulez. Passagens de peças de Wellington Gomes são analisadas a fim de demonstrar a sua poética criativa, inspirada por imagens e movimento, decorrente da reiteração de determinadas estratégias composicionais. Notation I para orquestra de Pierre Boulez é analisada a fim de explorar os processos de orquestração e expansão realizados pelo compositor a partir da miniatura para piano, a versão original. Por fim, o Capítulo 4 discute as estratégias composicionais de diversas passagens encontradas nas peças do portfólio de composição de acordo com o tema da pesquisa. ...
Abstract
The present work presents research focused on the theme of gesture and music as a tool for musical creativity. Chapter 1 consists of a literature review, divided into two sections: the first section brings together texts that speak in a general way about gestures and music in a musicological approach, whose main works are those of Hatten (1994, 2004 and 2018), Ferneyhough (1995), Nogueira (2006), Yampolschi (2014) and Bériachvili (2020); while the second section deals with ideas applied directl ...
The present work presents research focused on the theme of gesture and music as a tool for musical creativity. Chapter 1 consists of a literature review, divided into two sections: the first section brings together texts that speak in a general way about gestures and music in a musicological approach, whose main works are those of Hatten (1994, 2004 and 2018), Ferneyhough (1995), Nogueira (2006), Yampolschi (2014) and Bériachvili (2020); while the second section deals with ideas applied directly in the creation of structuring units, which, combined with each other, reveal creative strategies that can also be perceived as gestures, whose main works are those of Smalley (1997), Boulez (2012) and Gomes (2020). Chapter 2 consists of the elaboration of categories of sound behavior separated into two basic criteria associated with physical movement: directionality and stability. With the elaborated categories, examples taken from the portfolio of compositions are exposed, demonstrating the application of musical creativity. Chapter 3 consists of analysis of pieces composed by Wellington Gomes and Pierre Boulez. Passages of Gomes’s pieces are analyzed to demonstrate his creative poetics, inspired by images and movement, resulting from the reiteration of certain strategies. Notation I for orchestra by Pierre Boulez, is analyzed so it can be demonstrated the process of orchestration and expansion based on the piano miniature, the original version. Finally, Chapter 4 discusses the compositional strategies of passages of the portfolio’s pieces. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2895)Música (417)
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