Potencial cultural e econômico de materiais educacionais regionalizados
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Outro título
Cultural and economic potential of regionalized educational content
Assunto
Resumo
Este trabalho buscou analisar o potencial cultural dos materiais educacionais regionais produzidos pela Associação Nova Escola – instituição do terceiro setor voltada para iniciativas de educação sem fins lucrativos – entre os anos de 2021 e 2022 (e que seguem em produção para novos estados do Brasil). Tais materiais foram criados para estados parceiros da empresa como apoio às soluções de defasagem na aprendizagem e, ao longo de sua produção, foram inseridas características de apoio à cultura ...
Este trabalho buscou analisar o potencial cultural dos materiais educacionais regionais produzidos pela Associação Nova Escola – instituição do terceiro setor voltada para iniciativas de educação sem fins lucrativos – entre os anos de 2021 e 2022 (e que seguem em produção para novos estados do Brasil). Tais materiais foram criados para estados parceiros da empresa como apoio às soluções de defasagem na aprendizagem e, ao longo de sua produção, foram inseridas características de apoio à cultura local das escolas beneficiadas pelos programas estaduais. Portanto, termos linguísticos, imagens locais, exercícios sobre geografia local e textos de produtores locais desses estados estão presentes na avaliação, de modo a discutir seguinte dúvida: como o conteúdo regionalizado pode apoiar iniciativas não apenas educacionais, mas também culturais para essas comunidades? A análise aqui desenvolvida volta-se, em especial, para o prisma do financiamento por meio de políticas públicas de manutenção e conservação das culturas locais de estados do território nacional por meio de materiais físicos ou digitais, como livros. Pessoas responsáveis pela criação dos materiais em questão foram consultadas para expor a visão que têm dos potenciais do material regionalizado, de tal forma que o seu conteúdo, primariamente educacional, pudesse ser entendido como apoio cultural. Como base para estas análises, uma revisão bibliográfica sobre a economia institucional foi realizada para que fosse possível balizar os custos e os potenciais desse material para alcançar a possibilidade de integração e submissão em políticas públicas da cultura. ...
Abstract
This article seeks to analyze the cultural potential of regionalized educational materials produced by Associação Nova Escola - non-profit organization for the educational area - between the years 2021 and 2022 (and which are still being produced for new states in Brazil). Such materials were created for the company's partner states to support learning gaps solutions during the COVID-19 pandemic period, and throughout their production, resources were included to support the local culture of the ...
This article seeks to analyze the cultural potential of regionalized educational materials produced by Associação Nova Escola - non-profit organization for the educational area - between the years 2021 and 2022 (and which are still being produced for new states in Brazil). Such materials were created for the company's partner states to support learning gaps solutions during the COVID-19 pandemic period, and throughout their production, resources were included to support the local culture of the schools that benefited from state programs. Therefore, linguistic terms, local images, exercises on local geography and texts from local producers from these States are presented in this evaluation, and there is a question as to whether this content could support not only educational but also cultural initiatives for these communities. This analysis is focused, in particular, on the prism of financing through public policies for the maintenance and conservation of local cultures in states within the national territory through physical or digital materials such as books. People responsible for creating projects and public-school teachers who used it in the classroom were consulted about their vision of the potential of this material, in such a way that its content, mainly educational, could be understood also as a cultural support or not. At the same time, a bibliographical review on institutional economics was carried out so that it was possible to determine the costs and potential of this material to achieve the possibility of integration and submission into public cultural policies. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6133)Economia (1111)
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