A docência na pré-escola em narrativas docentes: planejamento, mediações e documentação pedagógica em discussão
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2024Autor
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Grado
Tipo
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso, a partir das contribuições dos Estudos sobre docência na Educação Infantil, investiga o ponto de vista de professoras a respeito do trabalho cotidiano com as crianças na pré-escola. Contemporaneamente, o exercício da docência na pré-escola tem sofrido uma série de demandas de cunho propedêutico que objetivam a preparação das crianças para o Ensino Fundamental. Desse modo, é fundamental a escuta das professoras que atuam na pré-escola, tendo em vista a ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso, a partir das contribuições dos Estudos sobre docência na Educação Infantil, investiga o ponto de vista de professoras a respeito do trabalho cotidiano com as crianças na pré-escola. Contemporaneamente, o exercício da docência na pré-escola tem sofrido uma série de demandas de cunho propedêutico que objetivam a preparação das crianças para o Ensino Fundamental. Desse modo, é fundamental a escuta das professoras que atuam na pré-escola, tendo em vista a defesa dos direitos das crianças e a afirmação da concepção de currículo nos documentos curriculares, especialmente nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI (Brasil, 2009). Em vista do exposto, o trabalho investigativo, foi desenvolvido a partir dos seguintes objetivos específicos: 1) abordar as especificidades da organização dos tempos e dos espaços dos materiais na pré escola, tendo em vista a promoção das aprendizagens das crianças; 2) explicitar o conceito docência na pré-escola, bem como as especificidades do trabalho com crianças de 5 anos idade; 3) discutir a importância da mediação docente com as crianças da pré-escola, tendo em vista o suporte às aprendizagens das crianças; 4) inventariar o modo como as professoras entrevistadas planejam a ação pedagógica na pré-escola. Metodologicamente, a geração dos dados da pesquisa foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, com quatro professoras de pré-escola que atuam na rede pública de ensino na região sul e sudeste. Os critérios de seleção das entrevistadas foram os seguintes: ser docente atuante na pré-escola em escola pública de Educação Infantil com crianças de 5 anos de idade; 2) ser servidora efetiva do quadro da rede municipal de ensino; 4) atuar há mais de 5 anos com turmas de pré escola. A leitura das entrevistas foi realizada a partir da análise do conteúdo (Bardin, 1977). Mediante a leitura das narrativas geradas nas entrevistas, foram definidas as seguintes unidades: a) a concepção de docência na Educação Infantil: narrativas das professoras entrevistadas; b) as especificidades da docência na pré-escola e os desafios enfrentados na jornada cotidiana em relação às demandas da rede municipal; c) o currículo da Educação Infantil e a promoção das interações e brincadeira no cotidiano da pré-escola; d) as modalidades de planejamento utilizadas pelas professoras de pré-escola entrevistadas e o papel do cotidiano; e) as narrativas das professoras sobre projetos/propostas significativas com as crianças. A partir das análises foi possível inferir que as professoras participantes da pesquisa entendem que a escuta ativa e a participação das crianças na organização do cotidiano possibilitam aprendizagens contextuais e significativas. Para tanto, as entrevistadas argumentam que os interesses e as necessidades das crianças devem ser promovidos a partir de contextos significativos, emergentes do planejamento e do trabalho sistemático com diferentes linguagens no trabalho cotidiano na pré-escola. Por fim, é possível dizer que a escuta das professoras se configurou em um denso espaço de reflexão sobre a ação pedagógica na pré-escola, bem como, contribui para a continuidade do debate acerca da importância de uma docência que afirme os direitos das crianças. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Pedagogía (1400)
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