O brincar na educação infantil: do planejamento dos contextos de brincadeiras às mediações docentes
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido a partir do campo dos estudos do brincar, bem como das investigações sobre a docência na Educação Infantil, tem como objetivo investigar como são promovidos os espaços, tempos e materiais tendo em vista as interações e a brincadeira na creche e na pré-escola. Em tal direção, foram elencados os seguintes objetivos específicos: 1) abordar as especificidades das interações e da brincadeira como eixos norteadores do currículo da Educação Infant ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido a partir do campo dos estudos do brincar, bem como das investigações sobre a docência na Educação Infantil, tem como objetivo investigar como são promovidos os espaços, tempos e materiais tendo em vista as interações e a brincadeira na creche e na pré-escola. Em tal direção, foram elencados os seguintes objetivos específicos: 1) abordar as especificidades das interações e da brincadeira como eixos norteadores do currículo da Educação Infantil; 2) explicitar o conceito de brincadeira bem como as suas tipologias; 3) discutir a importância do planejamento de contextos de brincadeira na instituição de Educação Infantil; e 4) pesquisar a concepção de docentes que atuam na educação infantil - creche e pré-escola - sobre a brincadeira no cotidiano institucional. Metodologicamente, a geração de dados da pesquisa foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com quatro professores(as) que atuam na Educação Infantil, sendo dois professores que atuam na creche e duas professoras que exercem a docência na pré-escola. A leitura dos dados obtidos a partir das narrativas dos(as) professores(as) foi realizada a partir da análise de conteúdo. Desse modo, foram definidas seis unidades para a análise: a) as concepções das professoras de creche e de pré-escola sobre a importância da brincadeira na Educação Infantil; b) a importância da brincadeira no cotidiano da creche e da pré-escola; c) as especificidades da brincadeira na creche e na pré-escola e a promoção de interações entre as crianças; d) a seleção de materiais e o planejamento dos contextos de brincadeira na creche e na pré-escola; e) as relações entre currículo e brincadeira na creche e na pré-escola; f) recomendações docentes sobre a promoção das interações e da brincadeira na creche e na pré-escola. A partir das análises, foi possível inferir que o brincar é concebido pelos(as) professores(as) da Educação Infantil como a atividade central a ser promovida no cotidiano das crianças. Entretanto, apesar do consenso a respeito da importância da brincadeira, foi possível perceber certa divergência a respeito de como cada docente promove a brincadeira em seu planejamento a partir da organização dos espaços, tempos e materiais, bem como a respeito da promoção das interações entre as crianças. Ademais, também foi possível evidenciar mediante as narrativas abordadas como cada professor(a) possui uma percepção distinta no que diz respeito às mediações docentes durante a brincadeira. Por fim, considero que o diálogo com os(as) docentes a respeito da promoção da brincadeira no cotidiano foi bastante significativa para a afirmação da importância do planejamento de contextos para a brincadeira e o papel da mediação docente no brincar durante o cotidiano das instituições de Educação Infantil. Diante do exposto, a análise das narrativas dos(as) docentes entrevistados(s) contribui com pistas a respeito da promoção da brincadeira na creche e na pré-escola. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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