A transição da pré-escola para o 1º ano do ensino fundamental : estratégias de estrutura e sustentação docente
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso, a partir das contribuições da área da Educação Infantil, bem como do campo de estudos sobre a transição da pré-escola para o 1º ano do Ensino Fundamental, tem como objetivo geral evidenciar as concepções de professoras e coordenadoras de pré-escola que atuam em Escolas de Educação Infantil públicas da rede municipal sobre o processo de transição das crianças para o 1º ano do Ensino Fundamental, assim como as estratégias utilizadas por elas para promoçã ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso, a partir das contribuições da área da Educação Infantil, bem como do campo de estudos sobre a transição da pré-escola para o 1º ano do Ensino Fundamental, tem como objetivo geral evidenciar as concepções de professoras e coordenadoras de pré-escola que atuam em Escolas de Educação Infantil públicas da rede municipal sobre o processo de transição das crianças para o 1º ano do Ensino Fundamental, assim como as estratégias utilizadas por elas para promoção de transições bem-sucedidas. Em tal direção, foram elencados os seguintes objetivos específicos: a) abordar as concepções das professoras em relação à transição da pré-escola para o 1º ano do Ensino Fundamental; b) explicitar o conceito de transição entre ciclos educativos; c) discutir a importância do planejamento da transição entre ciclos educativos, bem como de estratégias que deem suporte às crianças na pré-escola; d) apresentar indicadores para que se possa pensar em um projeto de transição da pré-escola para o 1º ano do Ensino Fundamental envolvendo professoras, crianças, gestores e famílias. Metodologicamente a pesquisa foi desenvolvida através da realização de entrevistas semiestruturadas, com duas professoras de Educação Infantil que atuam na pré-escola e duas coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil. A leitura das entrevistas foi realizada a partir da análise do conteúdo. Partindo das análises dos dados gerados mediante a realização das entrevistas foram definidas as seguintes unidades analíticas: a) as concepções das entrevistadas sobre a transição da pré-escola para o 1º ano do Ensino Fundamental; b) o papel docente na promoção de transições bem-sucedidas da pré-escola para o 1º ano do Ensino Fundamental; c) o desafios enfrentados pelas entrevistadas em relação à promoção de transições escolares bem-sucedidas e as mudanças que ocorrem na vida das crianças no 1º ano do Ensino Fundamental; d) as propostas de transição da pré-escola para o 1º ano do Ensino Fundamental desenvolvidas nas escolas de Educação Infantil em que atuam as entrevistadas; e) as sugestões das professoras e coordenadoras para o desenvolvimento de um projeto institucional de transição da pré-escola para o 1º ano do Ensino Fundamental e a importância das famílias nesse processo. Por meio da análise das narrativas das entrevistadas foi possível inferir que a expectativa de que as crianças cheguem alfabetizadas ao Ensino Fundamental e a falta de comunicação entre as etapas iniciais da Educação Básica são os principais desafios para uma transição bem-sucedida. Além disso, destaca-se o fato das entrevistadas acreditarem ser essencial promover a continuidade das aprendizagens entre essas duas etapas, evitando rupturas abruptas. Para isso, as entrevistadas evidenciam em suas narrativas a importância do diálogo e da articulação entre as duas primeiras etapas da Educação Básica e ações que envolvem a família durante o processo de transição. Por fim, a partir da análise das entrevistas, bem como do referencial teórico sobre transições entre ciclos educativos, são compartilhados indicadores para que se possa pensar em um projeto de transição da pré-escola para o 1º ano do Ensino Fundamental que confira e sustentação às crianças e suas famílias nesse processo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License