A integração entre micromobilidade e o transporte público coletivo no contexto de cidades latino-americanas
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O estudo se origina da constatação de que muitas cidades latino-americanas ainda priorizam o uso do automóvel em seus planejamentos urbanos, apesar dos discursos sobre mobilidade sustentável. Isso gera desafios nas grandes cidades da região, como congestionamentos e poluição. Diante desse cenário, é crucial explorar a integração entre o transporte público e formas de micromobilidade, que incluem meios de transporte capazes de reduzir a utilização de automóveis em distâncias de até 10 km, como b ...
O estudo se origina da constatação de que muitas cidades latino-americanas ainda priorizam o uso do automóvel em seus planejamentos urbanos, apesar dos discursos sobre mobilidade sustentável. Isso gera desafios nas grandes cidades da região, como congestionamentos e poluição. Diante desse cenário, é crucial explorar a integração entre o transporte público e formas de micromobilidade, que incluem meios de transporte capazes de reduzir a utilização de automóveis em distâncias de até 10 km, como bicicletas particulares e compartilhadas, especialmente nestes locais com poucos dados e pesquisas disponíveis sobre o assunto. Assim, parte-se da hipótese que existem desafios significativos nas cidades latino-americanas na implementação existem desafios significativos na implementação efetiva da integração entre micromobilidade e transporte público coletivo em cidades latino-americanas, incluindo questões de regulamentação e infraestrutura, como a presença de ciclovias, ciclofaixas, bicicletários e estações de bicicletas compartilhadas. O objetivo geral deste estudo é compreender como ocorre a integração entre a micromobilidade por bicicleta e o transporte público coletivo em cidades latino-americanas com mais de um milhão de habitantes e sistema de bicicleta compartilhada ativo por mais de cinco anos. As cidades selecionadas para o estudo incluem Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Buenos Aires, Rosário, Cidade do México, Guadalajara, Medellín e Santiago, Bogotá (cujo sistema foi ativado em 2022). Os objetivos secundários incluem: (i) compreender de forma profunda o conceito de micromobilidade nessas cidades latino-americanas; (ii) identificar e propor diretrizes informacionais, institucionais, tarifárias e físicas para a integração entre micromobilidade e transporte público coletivo adaptadas ao contexto latino americano; e (iii) desenvolver um método que possibilite a identificação das áreas mais integradas entre os meios de transporte do estudo. Para alcançar os objetivos propostos, uma ampla gama de dados sobre transporte de micromobilidade e transporte público foi coletada e analisada nessas cidades. Foi adotada uma abordagem de Projeto de Triangulação Concomitante, que combinou dados quantitativos e qualitativos, incluindo documentos para análise de conteúdo e documental, dados estatísticos para análise multivariada por agrupamento, e dados geográficos com análise de buffer e multicritério (AHP). A análise de estudos de caso foi realizada para permitir a comparação entre as 14 cidades estudadas. A pesquisa ampla proporcionou uma compreensão mais profunda das nuances e complexidades envolvidas na promoção de sistemas de transporte mais integrados em diversos contextos urbanos latino-americanos. Reconhece-se a existência de lacunas significativas no entendimento e na efetiva implementação da integração entre esses sistemas, especialmente relacionadas à regulamentação e à infraestrutura física. Destaca-se a importância crucial da integração entre micromobilidade e transporte público coletivo diante do cenário contemporâneo, marcado por mudanças climáticas, poluição atmosférica decorrente do uso prevalente do transporte motorizado individual e negligência na consideração de questões específicas da América Latina nas pesquisas, juntamente com a busca por melhorias na qualidade de vida. Todos esses elementos estão intrinsecamente ligados ao planejamento urbano, regional e ambiental, ressaltando a urgência de políticas e práticas que promovam uma mobilidade mais sustentável e integrada. Este estudo pode oferecer uma base para melhorias na integração de transporte em cidades latino-americanas e além. ...
Resumen
El estudio surge de la constatación de que muchas ciudades latinoamericanas aún priorizan el uso del automóvil en sus planificaciones urbanas, a pesar de los discursos sobre movilidad sostenible. Esto genera desafíos en las grandes ciudades de la región, como congestión y contaminación. Ante este escenario, es crucial explorar la integración entre el transporte público y las formas de micromovilidad, que incluyen medios de transporte capaces de reducir el uso de automóviles en distancias de has ...
El estudio surge de la constatación de que muchas ciudades latinoamericanas aún priorizan el uso del automóvil en sus planificaciones urbanas, a pesar de los discursos sobre movilidad sostenible. Esto genera desafíos en las grandes ciudades de la región, como congestión y contaminación. Ante este escenario, es crucial explorar la integración entre el transporte público y las formas de micromovilidad, que incluyen medios de transporte capaces de reducir el uso de automóviles en distancias de hasta 10 km, como bicicletas particulares y compartidas, especialmente en lugares con pocos datos e investigaciones disponibles sobre el tema. Así, se parte de la hipótesis de que existen desafíos significativos en las ciudades latinoamericanas en la implementación efectiva de la integración entre micromovilidad y transporte público, incluyendo cuestiones de regulación e infraestructura, como la presencia de ciclovías, ciclofaixas, aparcamientos para bicicletas y estaciones de bicicletas compartidas. El objetivo general de este estudio es comprender cómo se integra la micromovilidad en bicicleta con el transporte público colectivo en ciudades latinoamericanas con más de un millón de habitantes y un sistema de bicicletas compartidas activo durante más de cinco años. Las ciudades seleccionadas para el estudio incluyen Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Río de Janeiro, Salvador, São Paulo, Buenos Aires, Rosario, Ciudad de México, Guadalajara, Medellín y Santiago, así como Bogotá (cuya implementación del sistema se activó en 2022). Los objetivos secundarios incluyen: (i) comprender de manera profunda el concepto de micromovilidad en estas ciudades latinoamericanas; (ii) identificar y proponer directrices informativas, institucionales, tarifarias y físicas para la integración entre micromovilidad y transporte público colectivo adaptadas al contexto latinoamericano; y (iii) desarrollar un método que permita la identificación de las áreas más integradas entre los medios de transporte del estudio. Para alcanzar los objetivos propuestos, se recolectó y analizó una amplia gama de datos sobre transporte de micromovilidad y transporte público en estas ciudades. Se adoptó un enfoque de Proyecto de Triangulación Concomitante, que combinó datos cuantitativos y cualitativos, incluyendo documentos para análisis de contenido y documental, datos estadísticos para análisis de conglomerados multivariados, y datos geográficos con análisis de buffer y multicriterio (AHP). Se realizó un análisis de estudios de caso para permitir la comparación entre las 14 ciudades estudiadas. La amplia investigación proporcionó una comprensión más profunda de las complejidades y matices involucrados en la promoción de sistemas de transporte más integrados en diversos contextos urbanos latinoamericanos. Se reconoce la existencia de brechas significativas en la comprensión y la implementación efectiva de la integración entre estos sistemas, especialmente relacionadas con la regulación y la infraestructura física. Se destaca la importancia crucial de la integración entre micromovilidad y transporte público colectivo en el escenario contemporáneo, marcado por el cambio climático, la contaminación atmosférica resultante del uso prevalente del transporte motorizado individual y la negligencia en la consideración de temas específicos de América Latina en la investigación, junto con la búsqueda de mejoras en la calidad de vida. Todos estos elementos están intrínsecamente vinculados a la planificación urbana, regional y ambiental, resaltando la urgencia de políticas y prácticas que promuevan una movilidad más sostenible e integrada. Este estudio puede ofrece una base para mejoras en la integración del transporte en ciudades latinoamericanas y más allá. ...
Abstract
The study originates from the observation that many Latin American cities still prioritize the use of automobiles in their urban planning, despite discourses on sustainable mobility. This generates challenges in the major cities of the region, such as congestion and pollution. Given this scenario, it is crucial to explore the integration between public transport and forms of micromobility, which include means of transportation capable of reducing the use of automobiles over distances of up to 1 ...
The study originates from the observation that many Latin American cities still prioritize the use of automobiles in their urban planning, despite discourses on sustainable mobility. This generates challenges in the major cities of the region, such as congestion and pollution. Given this scenario, it is crucial to explore the integration between public transport and forms of micromobility, which include means of transportation capable of reducing the use of automobiles over distances of up to 10 km, such as private and shared bicycles, especially in places with limited data and research available on the subject. Thus, the hypothesis is that there are significant challenges in Latin American cities in the effective implementation of the integration between micromobility and public transportation, including issues of regulation and infrastructure, such as the presence of bike lanes, cycle paths, bike racks, and shared bike stations. The primary objective of this study is to understand how the integration between bicycle micromobility and public transportation occurs in Latin American cities with over one million inhabitants and an active bike-sharing system for more than five years. The cities selected for the study include Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Buenos Aires, Rosario, Mexico City, Guadalajara, Medellín, and Santiago, as well as Bogotá (where the system was activated in 2022). The secondary objectives include: (i) deeply understanding the concept of micromobility in these Latin American cities; (ii) identifying and proposing informational, institutional, tariff, and physical guidelines for the integration between micromobility and collective public transport adapted to the Latin American context; and (iii) developing a method that enables the identification of the most integrated areas among the modes of transport in the study. To achieve the proposed objectives, a wide range of data on micromobility and public transport was collected and analyzed in these cities. A Concomitant Triangulation Project approach was adopted, combining quantitative and qualitative data, including documents for content and documentary analysis, statistical data for multivariate clustering analysis, and geographic data with buffer and multicriteria analysis (AHP). Case study analysis was conducted to allow comparison among the 14 cities studied. The comprehensive research provided a deeper understanding of the nuances and complexities involved in promoting more integrated transportation systems in various Latin American urban contexts. The existence of significant gaps in understanding and effectively implementing the integration between these systems is recognized, especially related to regulation and physical infrastructure. The crucial importance of the integration between micromobility and public transportation is highlighted in the contemporary scenario, marked by climate change, atmospheric pollution resulting from the prevalent use of individual motorized transport, and neglect in considering specific issues of Latin America in research, along with the pursuit of improvements in quality of life. All these elements are intrinsically linked to urban, regional, and environmental planning, emphasizing the urgent need for policies and practices that promote more sustainable and integrated mobility. This study may provide a foundation for enhancements in transportation integration in Latin American cities and beyond. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6061)
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