Amor e saber no ato educativo a escuta de educadoras em um contexto grupal
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação surge a partir de uma experiência de trabalho grupal com educadoras de uma escola privada de educação infantil. Durante cerca de 9 meses, reuni-me semanalmente com seis educadoras assistentes, profissionais que deveriam realizar o Atendimento Educacional Especializado (AEE), um dos serviços elencados na política inclusiva no país. As educadoras nomearam-no como “Projeto AMAR”, sigla para Acolher, Multiplicar, Aprender e Respeitar. O intuito inicial do grupo era ser um espaço de ...
Esta dissertação surge a partir de uma experiência de trabalho grupal com educadoras de uma escola privada de educação infantil. Durante cerca de 9 meses, reuni-me semanalmente com seis educadoras assistentes, profissionais que deveriam realizar o Atendimento Educacional Especializado (AEE), um dos serviços elencados na política inclusiva no país. As educadoras nomearam-no como “Projeto AMAR”, sigla para Acolher, Multiplicar, Aprender e Respeitar. O intuito inicial do grupo era ser um espaço de supervisão e orientação técnica das educadoras no sentido da inclusão escolar, com a realização do Plano Educacional Individualizado (PEI) sendo a formalização deste trabalho. De saída, no entanto, propus que este fosse um momento mais amplo de trocas entre as educadoras, onde poderiam falar livremente sobre os variados aspectos do seu fazer na escola. Após cada reunião, eu procurava manter um registro escrito, acessível somente a mim, daquilo que se sucedeu no encontro em termos de falas, trocas e afetações. Nesta pesquisa, retomo os diários após a experiência já finalizada (e após meu desligamento da instituição) e busco analisá-los à luz de alguns operadores conceituais do campo da psicanálise e da educação, como o amor, a transferência, o saber e a autoridade. Considerando que as educadoras operam, principalmente no tempo da educação infantil, uma relevante função no processo de constituição e desenvolvimento de seus alunos, importa atentar para a sua atuação e resgatar o valor deste laço. Para tanto, abordo histórica e criticamente os meandros das instituições de educação infantil e da formalização da profissão das educadoras, salientando a visada tecnicista e neurocientífica que vai tomando conta da educação contemporânea. Explicando o processo de criação do Projeto AMAR e os atravessamentos institucionais que ali se deram, também sustento a dimensão amorosa e transferencial como parte imprescindível do laço educativo. Me apoio na proposição lacaniana dos quatro discursos para este capítulo. Trabalhando a partir dos preceitos da pesquisa psicanalítica, caracterizo meus relatos como diários clínicos, que retomo a partir de algumas vinhetas selecionadas. Nelas, as dimensões do amor e do saber aparecem de forma sistemática. Com isso, concluo que a existência de espaços de circulação da palavra entre educadoras, mediados por uma escuta pautada na ética da psicanálise, tem um importante efeito de renovação e ampliação da sua prática, oferecendo-lhes a possibilidade de reposicionamentos subjetivos e de giros discursivos que movimentam alguns sentidos cristalizados no cotidiano escolar. ...
Abstract
This dissertation is born from a work experience with a group with educators from a private early childhood education center. For about nine months, I met weekly with six assistant educators, professionals who were supposed to provide Specialized Educational Assistance (AEE), one of the services listed in the country's inclusive policy. The educators named it the "AMAR Project", an acronym for Welcome, Multiply, Learn and Respect. The group's initial intention was to be a space for supervision ...
This dissertation is born from a work experience with a group with educators from a private early childhood education center. For about nine months, I met weekly with six assistant educators, professionals who were supposed to provide Specialized Educational Assistance (AEE), one of the services listed in the country's inclusive policy. The educators named it the "AMAR Project", an acronym for Welcome, Multiply, Learn and Respect. The group's initial intention was to be a space for supervision and technical guidance for the educators towards school inclusion, with the Individualized Educational Plan (PEI) being the formalization of this work. From the outset, however, I proposed that this should be a broader moment for exchanges between the educators, where they could talk freely about the various aspects of their work in the school. After each meeting, I tried to keep a written record, accessible only to me, of what happened at the meeting in terms of speeches, exchanges and affectations. In this research, I return to the diaries after the experience is over (and after I left the institution) and try to analyze them in the light of conceptual operators from the field of psychoanalysis and education, such as love, transference, knowledge and autority. Considering that educators play an important role in the constitution and development of the infants they’re in charge, it is important to pay attention to their work and rescue the value of this bond. To this end, I take a historical and critical look at the intricacies of early childhood education institutions and the formalization of the profession of educators, highlighting the technicist and neuroscientific approach that is taking over contemporary education. Explaining the process of creating the AMAR Project and the institutional crossings that took place there, I also support the loving and transferential dimension as an indispensable part of the educational bond. For this moment, I rely on the Lacanian proposition of the four discourses. Working from the precepts of psychoanalytic research, I characterize my reports as clinical diaries, which I return to based on some selected vignettes. In them, the dimensions of love and knowledge appear systematically. With this, I come to the understanding that the existence of spaces for educators to speak, mediated by listening based on the ethics of psychoanalysis, has an important effect on renewing and expanding their practice, offering them the possibility of subjective repositioning and discursive turns that move some crystallized meanings in everyday school life. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura.
Coleções
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Ciências Humanas (7477)
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