Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorJunges, Alexandre Luispt_BR
dc.contributor.authorStalliviere, Ruy Emanuel de Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2024-09-13T06:25:02Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278855pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista o avanço tecnológico, sua utilização cada vez mais presente na vida cotidiana e, sobretudo, sua aplicação em metodologias de ensino, o presente trabalho tem o objetivo de suscitar o uso do podcast como ferramenta para o ensino de Física. Apropriando-se do caráter dinâmico dos podcasts em divulgar informação e conhecimento, essa ferramenta se mostra uma forte aliada do professor para motivar os alunos a se engajarem em aulas fora do lugar comum, propiciando um ambiente de troca de ideias e conhecimentos durante a produção de um podcast. De modo a alcançar esses objetivos, uma sequência didática foi desenvolvida e aplicada em uma escola estadual do município de Xangri-Lá, RS. Dentro da temática do eletromagnetismo, os estudantes pesquisaram sobre partes da sua história e, a partir da pesquisa feita, criaram e roteirizaram um texto sobre a história do eletromagnetismo a ser apresentado em formato de podcast. No roteiro, os estudantes interpretaram o(s) apresentador(es) do programa, um historiador e um cientista, intencionando a simulação de um podcast real. Com todos os podcasts gravados através do aplicativo Spotify For Podcasters e publicados na plataforma Spotify, uma playlist foi criada para que possa ser compartilhada através de seu link de acesso. O produto educacional presente neste trabalho descreve de forma detalhada cada encontro da sequência didática, incluindo um roteiro para utilização do aplicativo Spotify For Podcasters. Os resultados da aplicação didática apontaram que o podcast, além de ser uma ferramenta que desperta o interesse e instiga o estudante em sua pesquisa, dinamiza o processo de ensino-aprendizagem e apresenta o conteúdo de Física de forma acessível e divertida.pt_BR
dc.description.abstractBearing in mind that technology is increasingly used on daily life and, above all, in teaching methodologies, the present work aims to promote the use of podcasts as a tool for Physics teaching. Appropriating the dynamic nature of podcasts to share information and knowledge, this tool becomes a teacher's strong ally for motivating the students to engage in out of common place classes, providing an environment for exchanging ideas and knowledge during a production of a podcast. In order to achieve these objectives, a didactic sequence was developed and applied in a public school in the city of Xangri-Lá, RS, Brazil. Within the theme of electromagnetism, the students researched parts of its history and, based on the research carried out, created and scripted a text on the history of electromagnetism to be presented in podcast format. In the script, the students played the program's host, a historian and a scientist, intending to simulate a real podcast. With all podcasts recorded through the Spotify For Podcasters app and published on the Spotify platform, a playlist was created so that it can be shared via your access link. The educational product present in this work describes each meeting in the didactic sequence in detail, including a script for using the Spotify For Podcasters application. The results of the didactic application showed that the podcast, in addition to being a tool that arouses interest and instigates the student in their research, streamlines the teaching-learning process and presents Physics content in an accessible and fun way.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectFísica : Ensinopt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectElectromagnetismen
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subjectHistory of electromagnetismen
dc.subjectLetramento científicopt_BR
dc.subjectScientific literacyen
dc.titleEnsino e aprendizagem de eletromagnetismo através da história da ciência e produção de podcastspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001201591pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem