Mulheres em exposição Museu Julio de Castilhos (2011-2022)
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo analisar a presentificação das mulheres nas exposições que o Museu Julio de Castilhos realizou no período de 2011 e 2022. Toma como objeto de estudo especificamente duas exposições realizadas no intervalo de tempo pesquisado: a exposição temporária “Isaura e Adelina: mulheres negras na Porto Alegre do século XIX”, realizada em 2014 e a exposição de longa duração “Narrativas do Feminino”, iniciada em 2020. A pesquisa identifica quais coleções foram selecionadas ...
Esta dissertação tem como objetivo analisar a presentificação das mulheres nas exposições que o Museu Julio de Castilhos realizou no período de 2011 e 2022. Toma como objeto de estudo especificamente duas exposições realizadas no intervalo de tempo pesquisado: a exposição temporária “Isaura e Adelina: mulheres negras na Porto Alegre do século XIX”, realizada em 2014 e a exposição de longa duração “Narrativas do Feminino”, iniciada em 2020. A pesquisa identifica quais coleções foram selecionadas para as exposições analisadas, identificando o processo de formação das exposições e o segmento social a que se relacionam; bem como a narrativa museal de representatividade das mulheres. Utiliza autores como Hall (2006); Wichers (2018); Oliveira (2018); Butler (2018a e 2018b); Chartier (1988, 2002, 2021) e Pesavento (1995, 2003, 2006a e 2006b), dentre outros, para fundamentar teoricamente os conceitos de identidade cultural, feminismo, colecionismo, gênero e representação, no sentido de representatividade, e relaciona esses conceitos com as práticas museológicas, a fim de entender o papel dos museus para com a representatividade das mulheres. Adota uma metodologia qualitativa, empregando técnicas de levantamento bibliográfico e análise documental, com estudo de caso. Analisa como as exposições no Museu podem servir como meios de resistência cultural, desafiando a presentificação convencional e promovendo uma narrativa mais inclusiva e representativa. Identifica a importância de práticas curatoriais conscientes que reconhecem e valorizam as contribuições das mulheres na sociedade e na cultura. Revela que as exposições apresentaram um espectro diversificado de mulheres, abrangendo diferentes períodos históricos, desde a pós-abolição até a primeira metade do século XX, ao presentificar mulheres em variadas condições sociais: esposas de políticos renomados, como Honorina de Castilhos, mulheres negras como Isaura de Bittencourt, mulheres educadoras, como Adelina de Bittencourt e mulheres libertas comerciantes, como Tia Forosa. Considera que o Museu Julio de Castilhos apresenta uma mudança significativa na abordagem das questões de gênero, contribuindo para a sensibilização e a promoção da diversidade e inclusão por meio de suas práticas museológicas. ...
Abstract
This dissertation aims to analyze the portrayal of women in the exhibitions held at the Julio de Castilhos Museum from 2011 to 2022. It specifically focuses on two exhibitions within this time frame: the temporary exhibition “Isaura and Adelina: Black Women in 19th Century Porto Alegre”, conducted in 2014, and the long-term exhibition “Narratives of the Feminine”, initiated in 2020. The research identifies the collections selected for these exhibitions, elucidating the formation process and the ...
This dissertation aims to analyze the portrayal of women in the exhibitions held at the Julio de Castilhos Museum from 2011 to 2022. It specifically focuses on two exhibitions within this time frame: the temporary exhibition “Isaura and Adelina: Black Women in 19th Century Porto Alegre”, conducted in 2014, and the long-term exhibition “Narratives of the Feminine”, initiated in 2020. The research identifies the collections selected for these exhibitions, elucidating the formation process and the social segments they address, as well as the museum narrative concerning women's representation. Theoretical grounding is provided by authors such as Hall (2006); Wichers (2018); Oliveira (2018); Butler (2018a and 2018b); Chartier (1988, 2002, 2021); and Pesavento (1995, 2003, 2006a, 2006b), among others, who discuss cultural identity, feminism, collecting, gender, and representation in the context of visibility. This framework is related to museological practices to understand the role museums play in representing women. A qualitative methodology is employed, utilizing bibliographic surveys and document analysis, with a case study approach. The analysis explores how exhibitions at the museum can serve as means for cultural resistance, challenging conventional portrayals and promoting a more inclusive and representative narrative. It highlights the importance of conscious curatorial practices that recognize and value women's contributions to society and culture. The study reveals that the exhibitions showcased a diverse spectrum of women, spanning different historical periods from post-abolition to the first half of the 20th century, presenting women in various social conditions: from wives of renowned politicians like Honorina de Castilhos, to black women like Isaura de Bittencourt, female educators like Adelina de Bittencourt, and freed businesswomen like Tia Forosa. The Julio de Castilhos Museum is seen as having made significant progress in addressing gender issues, contributing to raising awareness and promoting diversity and inclusion through its museological practices. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6071)
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