Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorRamires, Júlia Razzolinipt_BR
dc.date.accessioned2024-08-10T06:33:01Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277179pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva investigar se práticas interdisciplinares norteadas por experimentações corporais em dança facilitam a construção de conceitos químicos. É feita uma discussão sobre a produção de material didático interdisciplinar relacionando química e dança e se investiga quais as contribuições das práticas interdisciplinares entre química e dança para trabalhar conteúdos de geometria molecular, temperatura e estado físicos da matéria em sala de aula. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e do tipo intervenção pedagógica. Inicialmente foi realizado um levantamento sobre práticas interdisciplinares envolvendo a química e a dança, que mostrou ausência deste tipo de abordagem nos eventos investigados. As bases teóricas utilizadas neste texto são apresentadas, sendo entendida a interdisciplinaridade como uma possibilidade que rompe as fronteiras disciplinares, sem um guia ou manual estabelecido. Foi adotada a metodologia qualitativa, descritiva e para análise dos dados se utilizou o método indutivo, por meio da metodologia de teoria fundamentada. Analisa-se o papel da dança na escola e as interfaces que conectam a química a dança, permitindo a realização das práticas interdisciplinares. É mostrado como foi elaborado o material didático, como ele foi aplicado e quais os resultados obtidos. A partir dos resultados encontrados, pode-se afirmar que as práticas interdisciplinares envolvendo química e dança contribuíram para o entendimento dos conteúdos químicos propostos e para a formação dos sujeitos em suas totalidades, mostrando assim a importância de práticas inovadoras que envolvam a corporeidade na escola. Em síntese, observou-se que a construção do conhecimento envolve diferentes linguagens e áreas e, embora as práticas interdisciplinares se mostrem trabalhosas, devido ao tempo necessário para sua elaboração, elas são uma maneira de estimular a criatividade dos educandos, a criticidade e a formação humana, rompendo com a dualidade corpo versus mente.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to investigate whether interdisciplinary practices guided by body experiments in dance facilitate the construction of scientific knowledge in the field of chemistry. A discussion is presented on the production of interdisciplinary teaching material relating chemistry and dance, as well as an examination on the contributions of interdisciplinary practices between chemistry and dance in teaching about molecular geometry, temperature, and state of matter in the classroom. This research is qualitative in nature and of the pedagogical intervention type. Initially, a survey was carried out on interdisciplinary practices involving chemistry and dance, which revealed the absence of this approach in the events investigated. The theoretical bases used in this text are presented, with interdisciplinarity understood as a possibility that breaks disciplinary boundaries, without an established guide or manual. The qualitative, descriptive methodology was adopted, and the inductive method was used to analyze the data, using the grounded theory methodology. The role of dance in school and the interfaces that connect chemistry to dance are analysed, allowing interdisciplinary practices to be carried out. It is demonstrated how the teaching material was prepared, how it was applied, and which results were obtained. Based on the findings, it can be stated that interdisciplinary practices involving chemistry and dance contributed to the understanding of the proposed chemistry contents and to the training of subjects in their entirety, thus showing the importance of innovative practices that involve corporeality at school. In summary, it was observed that the construction of knowledge involves different means of communication and areas and, although interdisciplinary practices prove to be laborious, due to the time required for their elaboration, they appear to be a way of stimulating students' creativity, critical thinking, and the development of character, breaking the conception of duality of body versus mind.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaryen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectChemistryen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDanceen
dc.subjectPráticas interdisciplinarespt_BR
dc.titleCarbonos em dança : a construção de um estudo com o corpo em movimento no ensino de Químicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208587pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples