Estratégias de ensino de língua portuguesa para pessoas com TDAH
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de adaptação do projeto didático “Leitura e diferentes representações de texto” – escrito e colocado em prática por Eduardo Lima Lopes e por Júlia Palauro dos Santos na disciplina de Estágio de Docência em Português I –, utilizando estratégias de ensino específicas para alunos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Baseando-se nos estudos acerca do TDAH, da educação inclusiva e na Base Nacional Comum Curricular (BN ...
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de adaptação do projeto didático “Leitura e diferentes representações de texto” – escrito e colocado em prática por Eduardo Lima Lopes e por Júlia Palauro dos Santos na disciplina de Estágio de Docência em Português I –, utilizando estratégias de ensino específicas para alunos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Baseando-se nos estudos acerca do TDAH, da educação inclusiva e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), procura-se enfatizar a importância da aproximação do professor com os estudantes com o transtorno a fim de realizar uma aula acessível a todos os alunos do ensino regular da educação básica. Além disso, o intuito do projeto é também ajudar os professores de língua portuguesa a ensinar o gênero textual conto fantástico por meio de diferentes estratégias de ensino. ...
Resumen
El presente trabajo tiene como objetivo presentar sugerencias de adaptación del proyecto didáctico “Leitura e diferentes representações de texto” – escrito e impartido por Eduardo Lima Lopes y por Julia Palauro dos Santos en la asignatura de Prácticas de Docencia en Portugués I –, utilizando estrategias de enseñanza específicos para alumnos con trastorno de déficit de atención con hiperactividad (TDAH). Basado en los estudios acerca del TDAH, de la educación incluyente y en la Base Nacional Com ...
El presente trabajo tiene como objetivo presentar sugerencias de adaptación del proyecto didáctico “Leitura e diferentes representações de texto” – escrito e impartido por Eduardo Lima Lopes y por Julia Palauro dos Santos en la asignatura de Prácticas de Docencia en Portugués I –, utilizando estrategias de enseñanza específicos para alumnos con trastorno de déficit de atención con hiperactividad (TDAH). Basado en los estudios acerca del TDAH, de la educación incluyente y en la Base Nacional Comum Curricular (BNCC), se busca enfatizar la importancia de proximidad entre el profesor y el estudiante con el trastorno con el propósito de hacer una clase accesible a todos los alumnos de la enseñanza regular de la educación básica. Además de eso, el eje central del proyecto también es ayudar a los profesores de lengua portuguesa con la enseñanza del género textual cuento fantástico a través de distintas estrategias de enseñanza. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License