Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchoffen, Juliana Roquelept_BR
dc.contributor.authorSantos, Júlia Palauro dospt_BR
dc.date.accessioned2024-08-10T06:32:58Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277174pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de adaptação do projeto didático “Leitura e diferentes representações de texto” – escrito e colocado em prática por Eduardo Lima Lopes e por Júlia Palauro dos Santos na disciplina de Estágio de Docência em Português I –, utilizando estratégias de ensino específicas para alunos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Baseando-se nos estudos acerca do TDAH, da educação inclusiva e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), procura-se enfatizar a importância da aproximação do professor com os estudantes com o transtorno a fim de realizar uma aula acessível a todos os alunos do ensino regular da educação básica. Além disso, o intuito do projeto é também ajudar os professores de língua portuguesa a ensinar o gênero textual conto fantástico por meio de diferentes estratégias de ensino.pt_BR
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene como objetivo presentar sugerencias de adaptación del proyecto didáctico “Leitura e diferentes representações de texto” – escrito e impartido por Eduardo Lima Lopes y por Julia Palauro dos Santos en la asignatura de Prácticas de Docencia en Portugués I –, utilizando estrategias de enseñanza específicos para alumnos con trastorno de déficit de atención con hiperactividad (TDAH). Basado en los estudios acerca del TDAH, de la educación incluyente y en la Base Nacional Comum Curricular (BNCC), se busca enfatizar la importancia de proximidad entre el profesor y el estudiante con el trastorno con el propósito de hacer una clase accesible a todos los alumnos de la enseñanza regular de la educación básica. Además de eso, el eje central del proyecto también es ayudar a los profesores de lengua portuguesa con la enseñanza del género textual cuento fantástico a través de distintas estrategias de enseñanza.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducación incluyentees
dc.subjectEnseñanza de lengua portuguesaes
dc.subjectEnsino : Lingua portuguesapt_BR
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectCuento fantásticoes
dc.subjectProficiênciapt_BR
dc.subjectConto fantasticopt_BR
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.titleEstratégias de ensino de língua portuguesa para pessoas com TDAHpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208648pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples