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Construção da argumentação como uma proposta para alfabetização científica por meio de uma sequência de ensino investigativa com temática relacionada a impactos humanos em diferentes ecossistemas e perda da biodiversidade
dc.contributor.advisor | Garcia, Rosane Nunes | pt_BR |
dc.contributor.author | Ocampos, Dandara Vázquez | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-03T06:31:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/276883 | pt_BR |
dc.description.abstract | A habilidade de analisar conteúdo científico, assim como ser capaz de entender como aquela informação foi obtida, é crucial para que cidadãs e cidadãos possam atuar de forma ativa e responsável na sociedade. A Alfabetização Científica (AC) se apresenta como um processo que permite aos estudantes desenvolverem habilidades do saber científico, e se desenvolverem como cidadãos e cidadãs capazes de tomar decisões baseadas em fatos. O objetivo da pesquisa foi compreender como um grupo de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental articulam os conhecimentos e desenvolvem a Alfabetização Científica, a partir da vivência de uma sequência de ensino investigativo integrada a respeito dos impactos humanos em diferentes ecossistemas. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, e a metodologia utilizada foi a pesquisa-ação que dividiu-se em 4 etapas: aplicação de instrumento de sondagem, planejamento e desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), análise das produções dos estudantes para avaliação da presença dos indicadores de AC e aplicação do questionário final após a SEI. Participaram da pesquisa 14 estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola privada na cidade de Porto Alegre, RS. A SEI foi realizada de forma integrada com as disciplinas de Ciências e Estudos Sociais e teve como base do seu planejamento os três eixos estruturantes da AC propostos por Sasseron e Carvalho (2011). As produções realizadas pelos estudantes foram tanto escritas como desenhos, o que possibilitou uma observação da construção do argumento ao longo da SEI. Os resultados demonstraram que a aplicação da SEI promoveu o desenvolvimento da AC ao propiciar aos estudantes um ambiente em que eles tiveram que se posicionar, discutir suas concepções prévias sobre impactos humanos na biodiversidade e demonstraram apropriação de diversos conceitos científicos, evidenciando a construção da argumentação e do conhecimento de maneira coletiva. | pt_BR |
dc.description.abstract | The ability to analyze scientific information, as well as understanding how that information was obtained, is crucial for citizens to actively and responsibly engage in society. Scientific Literacy (SL) emerges as a process that allows students to develop scientific knowledge and grow as citizens capable of making fact-based decisions. The research aimed to understand how a group of students in middle school articulate knowledge and develop Scientific Literacy through the experience of an integrated investigative teaching sequence on the human impacts on different ecosystems. The research was qualitative, employing action research methodology divided into four stages: the application of a diagnostic instrument, planning and implementation of an Investigative Teaching Sequence (ITS), analysis of student productions to assess the presence of SL indicators, and a final questionnaire after the ITS. Fourteen 7th-grade students from a private school in Porto Alegre, RS, participated in the study. The ITS was conducted in an integrated manner, involving the subjects of Science and Social Studies, based on the three structural axes of AC proposed by Sasseron and Carvalho (2011). Student productions included both written work and drawings, allowing observation of argument construction throughout the ITS. The results showed that the implementation of the ITS promoted the development of SL by providing students with an environment where they had to take a stance, discuss their pre-existing conceptions of human impacts on biodiversity, and demonstrated appropriation of various scientific concepts, highlighting the construction of argumentation and knowledge collectively. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Science Education | en |
dc.subject | Ecossistema | pt_BR |
dc.subject | Biodiversidade | pt_BR |
dc.subject | Scientific Literacy | en |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Human impacts | en |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Argumentation | en |
dc.title | Construção da argumentação como uma proposta para alfabetização científica por meio de uma sequência de ensino investigativa com temática relacionada a impactos humanos em diferentes ecossistemas e perda da biodiversidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001207825 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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