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dc.contributor.advisorPastorio, Dioni Paulopt_BR
dc.contributor.authorStradolini, William Dutrapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-01T06:40:07Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276798pt_BR
dc.description.abstractOs Cursos Pré-Vestibulares Populares são iniciativas que lutam pela redução das desigualdades geradas pelo sistema de ingresso na universidade, que, no Brasil, consiste na aplicação de concursos vestibulares, realizados pelas Instituições de Educação Superior e pelo Exame Nacional do Ensino Médio, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Os chamados “cursinhos” oferecem preparação para as provas a estudantes de classes sociais marginalizadas, como pessoas negras, de baixa renda e de origem periférica que normalmente não obtêm a mesma taxa de sucesso. Desde o início desses movimentos no Brasil, os Cursos Populares buscam oferecer uma formação voltada não só para a aprovação nos exames vestibulares, mas também para o desenvolvimento de uma consciência crítica dos problemas que a sociedade brasileira enfrenta. Para contemplar essa dupla demanda, muitos cursos passaram a aderir uma disciplina intitulada “Cultura e Cidadania”, que, apesar de cumprir o objetivo de formação crítica e cidadã, dicotomiza a proposta dos cursos separando estes momentos dos de preparação para o vestibular. Neste trabalho investigamos as propostas curriculares de oito Cursos Pré-Vestibulares Populares de Porto Alegre, com especial atenção para a construção dos currículos de Ciências da Natureza e sua relação com a formação crítica dos estudantes, bem como a participação dos professores nestes dois processos. Para isso, recorremos às teorias de currículo oferecidas por Tomaz Tadeu da Silva em seu trabalho “Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo”, buscando identificar quais aspectos das teorias tradicionais, críticas e pós-críticas compõe os currículos de Ciências da Natureza dos Cursos Pré-Vestibulares Populares. Foram realizadas entrevistas com os coordenadores dos cursos, nas quais identificamos que os currículos são compostos em sua totalidade pelas disciplinas do vestibular e do ENEM e que os Planos Políticos Pedagógicos dos cursos, no geral, se encontram em fase de construção. Percebemos que os professores possuem liberdade para inovar suas aulas, mas que, por fim, nem todos os cursos oferecem formação crítica aos estudantes. Concluímos que a maioria dos cursos não adota nenhuma perspectiva de currículo em particular e que num geral possuem uma prática mais próxima das perspectivas tradicionais de currículo, havendo três cursos que se identificam com a perspectiva de Paulo Freire, dentre estes dois cursos que buscam inovar as aulas de ciência da Natureza através do uso de metodologias ativas. Percebemos também que somente um curso possui uma perspectiva antirracista e próxima do multiculturalismo e das teorias pós-críticas de currículo, e que por conta disso, o movimento permanece afastado de sua proposta original de formação crítica. Além disso, identificamos documentações acerca das aulas somente em três cursos e a criação de disciplinas que divergem do currículo tradicional em dois cursos, havendo um terceiro que organiza visitas a espaços públicos e culturais como parte de sua proposta.pt_BR
dc.description.abstractCommunity Courses are initiatives that fight against the inequalities generated by the brazilian university admission system, which consists of the application of entrance exams, carried out by the numerous Higher Education Institutions and the National Secondary Education Examination (ENEM), carried out by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). The so-called “cursinhos” offer test preparation to students from marginalized social classes, like black people, low-income and peripheral people who normally do not achieve the same success rate in these tests, such as students from higher social classes do. Since the beginning of these movements in Brazil, the Community Courses have sought to offer not only training for passing the exams, but also at developing a critical awareness of the problems of Brazilian society. To address this double demand, many courses have added an additional subject, entitled “Culture and Citizenship”, which, despite achieve the objective of critical education and citizenship, purposely separates these moments from the preparation for the entrance exam. In this work we investigated the curricular proposals of the Community Courses in Porto Alegre, with special attention to the construction of the Natural Sciences curricula and their relationship with the critical formation of students, as well as the participation of teachers in these two processes. We used the curricular theories offered by Tomaz Tadeu da Silva in his work “Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo”, seeking to identify which aspects of traditional, critical and post-critical curricular theories make up the Community Courses Natural Sciences curricula. Interviews were carried out with the coordinators of eight courses. We identified that the curricula are entirely composed of the entrance exam and ENEM subjects and that the Pedagogical Policy Plans of the courses, in general, are We identified that the curricula are entirely composed of the entrance exam and ENEM subjects and that the Pedagogical Policy Plans of the courses, in general, are in the construction phase. We realize that teachers are free to innovate their classrooms, but that, ultimately, not all courses offer critical formation to students. We concluded that the majority of courses do not adopt any particular curriculum perspective and that in general they have a practice closer to traditional curriculum perspectives, with three courses that identify with Paulo Freire's perspective, among these two courses that seek to innovate the Natural science classes through the use of active methodologies. We also noticed that only one course has an anti-racist perspective and is close to multiculturalism and post-critical curriculum theories, and pharehaps, the movement remains far from its original proposal of critical training. Furthermore, we identified documentation about classes in only three courses and the creation of subjects that diverge from the traditional curriculum in two courses, with a third that organizes visits to public and cultural spaces as part of its proposal.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunity coursesen
dc.subjectCurso pré-vestibularpt_BR
dc.subjectPopular educationen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectNatural Sciencesen
dc.titleOs currículos dos Cursos Pré vestibulares populares de Porto Alegre : a construção e a participação dos professores de Ciências da Naturezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coNascimento, Matheus Monteiropt_BR
dc.identifier.nrb001206510pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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