Ouvir clandestino : um estudo etnosonoro do áudio drama brasileiro durante a pandemia
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este texto tem como objetivo expor a temática do áudio drama e suas questões latentes na contemporaneidade, pensado a partir de dois podcasts produzidos por coletivos culturais brasileiros. Tendo por base a perspectiva de um ator e professor de teatro, sob a ótica da etnomusicologia, foi realizado um estudo que foca no período da pandemia de COVID-19 para tentar encontrar propostas artísticas que envolvessem drama e som, e compreender seus processos e contextos de criação, produção, circulação ...
Este texto tem como objetivo expor a temática do áudio drama e suas questões latentes na contemporaneidade, pensado a partir de dois podcasts produzidos por coletivos culturais brasileiros. Tendo por base a perspectiva de um ator e professor de teatro, sob a ótica da etnomusicologia, foi realizado um estudo que foca no período da pandemia de COVID-19 para tentar encontrar propostas artísticas que envolvessem drama e som, e compreender seus processos e contextos de criação, produção, circulação e recepção. Para tanto, se estabeleceu o estudo do som como parte de uma proposta interdisciplinar que lida com a música, o teatro e os seus realizadores e se compreendeu o estado da arte das pesquisas correntes da etnomusicologia, complementadas pelos estudos do áudio, da virtualidade e sobre o período pandêmico, tendo como base teórica os escritos de Araújo (2011), Rochester (2014), Feld (2020), Goldenberg (2004) e Spritzer (2005). Foi realizado um estudo que primeiramente relata o estado da arte das pesquisas pandêmicas no campo musical, ao que se segue uma aproximação etnomusicológica a áudio dramas produzidos no período da pandemia. Seguindo uma lógica de três camadas de análise, foi feito um mapeamento de 16 propostas de áudio dramas brasileiros produzidos na pandemia, intermediado por uma descrição de percepções sobre seus conteúdos e ambientes virtuais. Por fim, foram realizadas entrevistas que buscaram aprofundar questões relacionadas à criação e compreensão dos atores sociais de dois podcasts: a proposta Teatro Para Ouvir de Salvador/BA e Mundo Clandestino de Canoas/RS, nas figuras de dois representantes desses trabalhos, com destaque, respectivamente, para a adaptação textual e a criação de mundos (world building) em uma realização cênica transmídia. ...
Abstract
This text aims to expose the theme of audio drama and its latent issues in contemporary times, based on two podcasts produced by Brazilian cultural collectives. Based on the optics of an actor and theater teacher, from the perspective of ethnomusicology, a study was carried out that focuses on the period of the COVID-19 pandemic to try to find artistic proposals that involved drama and sound, and understand their processes and contexts of creation, production, circulation and reception. To this ...
This text aims to expose the theme of audio drama and its latent issues in contemporary times, based on two podcasts produced by Brazilian cultural collectives. Based on the optics of an actor and theater teacher, from the perspective of ethnomusicology, a study was carried out that focuses on the period of the COVID-19 pandemic to try to find artistic proposals that involved drama and sound, and understand their processes and contexts of creation, production, circulation and reception. To this end, the study of sound was established as part of an interdisciplinary proposal that deals with music, theater and their directors and the state of the art of current research in ethnomusicology was understood, complemented by studies of audio, virtuality and the pandemic period, having as a theoretical basis the writings of Araújo (2011), Rochester (2014), Feld (2020), Goldenberg (2004) and Spritzer (2005). A study was made that first reports the state of the art of pandemic research in the musical field, followed by an ethnomusicological approach to audio dramas produced during the pandemic period. Following a logic of three layers of analysis, a mapping was made of 16 proposals for Brazilian audio dramas produced during the pandemic, mediated by a description of perceptions about their content and virtual environments. Finally, interviews were done that sought to deepen issues related to the creation and understanding of the social actors of two podcasts: the Teatro Para Ouvir proposal from Salvador/BA and Mundo Clandestino from Canoas/RS, in the figures of two representatives of these works, with emphasis on, respectively, textual adaptation and the creation of worlds (worldbuilding) in a transmedia scenic realization. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2877)Música (414)
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