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dc.contributor.advisorCabistani, Roséli Maria Olabarriagapt_BR
dc.contributor.authorGiaretta, Vanessapt_BR
dc.date.accessioned2011-02-01T05:59:03Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27638pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a fazer uma revisão teórica acerca da interlocução entre duas áreas do conhecimento, a Pedagogia e a Psicanálise, a fim de refletir que possíveis contribuições esta segunda pode fazer à constituição psíquica dos alunos da educação infantil. Para tanto, foram abordados conceitos como fases psicossexuais, Complexo de Édipo, pulsão e transferência. Dentre os autores utilizados para embasar tais conceitos estão Freud, Maria Cristina Kupfer, Juan Carlos Kusnetzoff, Víctor Smirnoff e Alfredo Jerusalinsky. A pesquisa baseou-se na análise de algumas situações que motivaram o estudo em questão, ocorridas durante a prática de estágio de docência da autora em uma turma de jardim A, com crianças entre 4 e 5 anos de idade. Foi possível compreender que um professor psicanaliticamente orientado tende a ir ao encontro dos desejos e demandas das crianças, em consonância com o seu desenvolvimento emocional. Isto o leva a propor situações que promovam a produção de sentidos e que sejam, por isso, estruturantes para a subjetividade de seus alunos.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.titleAlgumas contribuições da psicanálise para a educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000764746pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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