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dc.contributor.advisorBenetti, Giovana Valentinianopt_BR
dc.contributor.authorOpipari, Mariane Darcadiapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-16T05:57:22Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276370pt_BR
dc.description.abstractEste estudo pretende investigar a interação dos produtos de moda conhecidos como inspired com a proteção legal provida pelos instrumentos da Propriedade Intelectual. Para tal, empregou metodologia com abordagem descritiva. O trabalho examina a relação histórica entre os campos da Moda e do Direito, um elo que se estende da Antiguidade à emergência da área do Fashion Law, em décadas recentes. Dado o relevante papel da indústria da moda para a economia nacional e a sociedade, a pesquisa explora como os mecanismos disponíveis nas Leis de Propriedade Industrial e Direito Autoral podem assegurar as criações oriundas desse setor. Além disso, realiza uma análise a respeito de como a jurisprudência tem se posicionado sobre a temática. Também, aborda as diferenças entre contrafação, plágio e produtos inspirados. Adicionalmente, apresenta a teoria do paradoxo da pirataria como um contraponto a uma proteção rígida e procura explorar soluções que visem equilibrar a salvaguarda dos criadores com a promoção de um acesso democrático.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to investigate the interaction of fashion products known as "inspired" with the legal protection provided by the instruments of Intellectual Property. To achieve this, a methodology with a descriptive approach was employed. The work examines the historical relationship between the fields of Fashion and Law, a connection that stretches from Antiquity to the emergence of the Fashion Law field in recent decades. Given the significant role of the fashion industry for the national economy and society, the research explores how the mechanisms available in Industrial Property and Copyright Laws can safeguard creations originating from this sector. Additionally, it conducts an analysis of how jurisprudence has positioned itself on this topic. Furthermore, it addresses the distinctions between counterfeiting, plagiarism, and inspired products. Moreover, it presents the theory of piracy paradox as a counterpoint to strict protection and seeks to explore solutions aimed at balancing creators' safeguard with the promotion of democratic access.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPropriedade intelectualpt_BR
dc.subjectIntellectual propertyen
dc.subjectFashion lawpt_BR
dc.subjectFashionen
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectInspired productsen
dc.subjectPlagiarismen
dc.subjectProdutos inspiradospt_BR
dc.subjectPlágiopt_BR
dc.subjectConterfeitingen
dc.subjectContrafação (Direito autoral ou de propriedade)pt_BR
dc.titleAs criações de moda sob a perspectiva do direito de propriedade intelectual : limites entre plágio e inspiraçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001206166pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Jurídicas e Sociaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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