Cultivo do melão gaúcho : o ensino de química a partir de uma abordagem CTS
dc.contributor.advisor | Pazinato, Maurícius Selvero | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Carine Borchert | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-06T01:01:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/276105 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI da UFRGS, foi aplicada em uma escola pública do município de Nova Santa Rita/RS, o qual é reconhecido como um dos principais produtores de melão. Alguns agricultores, integrantes da comunidade escolar, relatam que o melão Gaúcho, por ser uma fruta sensível, já na fase de crescimento precisa ser protegido das intempéries, o que, tradicionalmente, vem sendo feito com o uso de folhas de jornais, evitando-se, assim, danos a sua casca. Todavia, os jornais impressos vêm tendo sua tiragem reduzida, sendo substituídos pelo crescente uso da tecnologia. A redução da oferta deste material inflacionou os preços resultando, consequentemente, em elevação no custo de produção desta fruta. O reconhecimento deste problema oportunizou a abordagem da Química de forma contextualizada e voltada para atender os interesses da comunidade escolar. Inicialmente, foi elaborada uma Unidade Temática que aborda conceitos de Química, tais como: elementos químicos, tabela periódica, íons, acidez e pH, os quais foram relacionados ao tema agricultura, em específico ao cultivo do melão, o que constitui o produto educacional da presente dissertação. Além disso, por intermédio do auxílio da prefeitura municipal, agrônomos da Emater e produtor rural foi construída uma lavoura experimental na escola para o cultivo do melão Gaúcho. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi verificar as contribuições do desenvolvimento de uma Unidade Temática a partir do cultivo do melão Gaúcho no contexto escolar. A pesquisa foi desenvolvida com 16 participantes no contraturno, por meio de atividades que envolveram conceitos teóricos e práticos, como, manutenção da lavoura e experimentos de análise de solo. Além disso, foram realizados estudos com objetivo de produzir no laboratório da escola, materiais que possibilitem a substituição do uso de folhas de jornais, auxiliando os produtores nas etapas de maturação dos frutos. Os dados obtidos se deram por meio de questionários investigativos e análise dos resultados dessas atividades. A partir da aplicação da Unidade Temática, os resultados alcançados foram: a compreensão da importância dos íons que atuam como nutrientes e de que forma suas cargas interagem no solo afetando o desenvolvimento das plantas; o reconhecimento dos conceitos químicos presentes nas orientações fornecidas pelo produtor rural; as competências e habilidades necessárias para intervirem em situações nas quais os valores de pH de um determinado meio precisem ser modificados; a percepção da fertilidade do solo por meio da análise foliar da vegetação presente e a ciência do uso de fertilizantes visando a saúde e recuperação de solos inférteis. Por meio dos questionários investigativos, os estudantes afirmaram que não tiveram dificuldades de compreender os conteúdos e atividades relacionadas ao tema de pesquisa e concordaram que os conceitos químicos trouxerem novos conhecimentos para suas vidas, proporcionando mudanças na maneira de ver a Química, tornando-a mais interessante e perceptível em seu cotidiano. Quanto à participação dos estudantes nas etapas investigativas, observamos o desenvolvimento de habilidades, como autonomia, liderança, trabalho em grupo, dentre outras. Destacamos que os estudantes se sentiram motivados e desafiados a auxiliarem os produtores rurais do município quanto ao problema enfrentado na maturação do melão Gaúcho e isso aumentou de forma significativa o interesse pela pesquisa. Após o teste com diversos materiais produzidos no laboratório da escola, os estudantes conseguiram obter um produto a partir de alguns resíduos orgânicos, que pode ser uma alternativa viável à folha de jornal, visto que protegeu os frutos de forma adequada. Além disso, ressaltamos que a presente pesquisa proporcionou a participação dos estudantes em diversos eventos científicos, desenvolvendo habilidades como a escrita e comunicação. Por fim, consideramos que o ensino de Química foi fortalecido por meio contextualização e participação ativa dos estudantes nas atividades propostas na Unidade Temática, em que se destaca a aplicação dos conceitos científicos para o desenvolvimento de uma tecnologia relevante para o contexto social deles. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research, developed in the National Chemistry Professional Masters Program - PROFQUI from UFRGS, has been applied at a public school in Nova Santa Rita city, Rio Grande do Sul state, known as one of the biggest regional melon productor, known as melão Gaúcho. Some farmers, who are part of this school's community, report that this regional melon, being a sensitive fruit, since its growing phase requires protection from bad weather, which, traditionally, has been made with newspaper sheets that prevent damages to its skin. However, newspaper printing is decreasing more and more once it is being replaced by the dominant use of technology. The decreased access to this material has inflated the prices resulting in a consequent increase of this fruit production cost. Acknowledging this problem provided the opportunity to approach Chemistry in a way that is contextualized and oriented to serve the school community interests. At first, a thematic unit that covers Chemistry concepts was produced. It contemplates concepts such as: chemical elements, periodic table, ions, acidity and pH, which were linked to the agriculture theme, specifically related to melon growth, which constitutes the educational product of this essay. Besides, with the support of the City Hall, Emater's agronomists and farmers, an experimental farm field in the school area has been built to the growth of this kind of melon. This way, the goal of this research is to verify the contributions of the development of a thematic unit from regional melon growth within the school context. The research was developed along with 16 participants in the opposite school shift through activities that involved practical and theoretical concepts, such as, the school farm maintenance and experiments of soil analysis. In addition, studies have been carried out to produce - at the school lab - materials that make it possible to replace newspaper sheets in order to help producers with the maturation stages of the fruit. Data collection was made through investigative questionnaires and the analysis of these activities results. On the basis of the thematic unit application, the results achieved were: understanding the importance of the ions that act as nutrients and that their charges interact with the soil affecting plants development; identification of the Chemistry concepts present in the orientations given by the producers; the necessary competences and abilities to intervene in situations in which the pH rate of a given environment needs modification; the perception of soil fertility through foliar analysis of present vegetation and the science related to the usage of soil fertilizers aiming at both health and recovery of infertile soils. Through the investigative questionnaires, the students stated that they did not have difficulties to understand the contents nor the activities related to this research theme and also agreed that the chemical contents brought new knowledge into their lives and changed the way they see Chemistry that became more interesting and noticeable in their everyday life. As for the student's participation in the investigative stages, some abilities development was observed, such as autonomy, leadership, work in teams, among others. We highlight that the students felt motivated and challenged to help the producers solve the problem they have been facing with the melon maturation process and this fact greatly enhanced their interest for the research. After testing a variety of different materials produced at the school lab, the students were able to obtain a product out of some organic waste which might be a possible alternative to newspaper sheet once it properly protected the fruits. Besides, it is important to mention that this research gave students the chance of attending different scientific events as well as developing skills such as writing and communication. Finally, we consider that the chemistry teaching was strengthed by contextualization and active students participation in the activities proposed in the thematic unit, in which scientific concepts application for the development of a relevant technology stands out. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de quimica | pt_BR |
dc.subject | Chemistry teaching | en |
dc.subject | Melao | pt_BR |
dc.subject | Melon growth | en |
dc.subject | Recursos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Thematic unit | en |
dc.title | Cultivo do melão gaúcho : o ensino de química a partir de uma abordagem CTS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001167911 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.degree.program | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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Ciências Exatas e da Terra (5141)