Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCasagrande, Adriana Curi Aiubpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Joseana Souza dapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-05T06:01:46Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276087pt_BR
dc.description.abstractEste estudo relata uma pesquisa desenvolvida dentro do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI no Polo Regional da UFRGS, e teve como objetivo buscar possibilidades que auxiliem os docentes na inserção do conteúdo de Polímeros no Ensino de Química, a partir da elaboração de um material didático em forma de cartilha que possa contribuir para o ensino e aprendizado dos estudantes. Este trabalho fundamenta-se na ideia de tornar este tema mais presente e atrativo dentro da sala de aula. A proposta justifica-se pelo fato de ser um conteúdo de extrema importância para o ensino, pela falta de materiais e recursos disponíveis na rede e até mesmo pelos próprios livros didáticos que quando apresentam este conteúdo, acabam por ser simplificados. Neste trabalho, os dados iniciais foram coletados a partir de um questionário aplicado para seis professores, com a intenção de perceber como eles têm trabalhado esta temática dentro da sala de aula. Após esta etapa, foi produzida a cartilha científica intitulada “Polímeros no Ensino de Química" desenvolvida em uma plataforma digital e gratuita, com o intuito de contribuir com os professores nas aulas de química e na formação dos estudantes, a partir do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e da teoria da Transposição Didática. Além do questionário dos professores, foi aplicado um questionário de ideias prévias para uma turma de 25 alunos do terceiro ano do ensino médio, para explorar seus conhecimentos acerca da temática Polímeros.Posteriormente, o produto foi aplicado em duas aulas regulares, com cerca de 4h\a ao total, e os alunos responderam ao questionário final de avaliação. Estes dados foram tabulados e descritos conforme a escala Likert. A partir dos resultados coletados pode-se perceber que a cartilha ajudou e facilitou a compreensão do conteúdo, visto que, contém diferentes recursos digitais podendo ser acessada de forma digitalizada. Além disso, garantiu uma maior e melhor qualidade das aulas, pois utilizou estratégias diversificadas de interesse dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThis study reports a research project developed as part of the Professional Master's Program in Chemistry in the National Network - PROFQUI at the UFRGS Regional Center, and it aimed to to seek possibilities that help teachers in the insertion of polymer content in chemistry teaching, from the elaboration of courseware in the form of a booklet that can contribute to the students teaching and learning. This work is based on the idea of making this subject more present and attractive in classrooms. The proposal is justified by the fact that it is a content of extreme importance for teaching, there are just few materials and resources available on the network and even when textbooks have this content, they end up being simplified. In this work, the initial data were collected from a questionnaire applied to six teachers, with the intention of knowing how they have been working on this subject in the classrooms. After this step, the scientific booklet entitled "Polymers in Chemistry teaching" was produced and developed on a free digital platform, aiming to contribute to teachers in chemistry classes and student training, based on the Science, Technology, Society and Environment movement (CTSA) the Didactic Transposition Theory. In addition to the teachers' questionnaire, a previous ideas questionnaire was applied for a class of 25 students in the third year of high school, to explore their knowledge about polymers. Subsequently, the product was applied the product was applied in two regular classes, in a total of 4 hours, and the students answered the final evaluation questionnaire. These data were collected and described according to the Likert scale. The results showed that the booklet helped and facilitated the understanding of the content, since it contains different online resources and can be accessed digitally. Finally, it ensured greater and better quality of classes, as it used diversified strategies of interest for students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectPolímerospt_BR
dc.subjectPolymersen
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectBookleten
dc.subjectProduto educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titlePolímeros no Ensino de Química : do natural ao sintéticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001169555pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem