A ópera na floresta : traduções de uma cultura lírico-manauara
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente investigação se debruça sobre o argumento de uma tradição lírica nas camadas da cultura manauara, germinada a partir do fim do século XIX, constante dos processos comunicacionais produzidos pelo Festival Amazonas de Ópera. Trata-se de uma tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu objetivo principal foi investigar a semiose oriunda da semiosfera composta pelo Festival Amazonas de Ópera na relação entre o ...
A presente investigação se debruça sobre o argumento de uma tradição lírica nas camadas da cultura manauara, germinada a partir do fim do século XIX, constante dos processos comunicacionais produzidos pelo Festival Amazonas de Ópera. Trata-se de uma tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu objetivo principal foi investigar a semiose oriunda da semiosfera composta pelo Festival Amazonas de Ópera na relação entre o espetáculo lírico e a cultura manauara, apresentando como especificidades o estabelecimento de um marco teóricoreferencial sobre a cultura manauara e a tradição lírica herdada do período da Belle Époque, o mapeamento dos aspectos indicativos do que vem a compor uma cultura manauara a partir dos espetáculos líricos, a identificação das traduções na cultura manauara motivadas pelas ressignificações da herança operística na cidade de Manaus, e um traçado dos sentidos produzidos na semiosfera da cultura manauara a partir do Festival Amazonas de Ópera em sua relação com o espetáculo lírico desde o período da Belle Époque. O trabalho se justifica, portanto, sob a possibilidade de resgate e manutenção da memória operística e urbanística de Manaus, bem como pela proposta de analisar a cena lírica manauara por uma perspectiva comunicacional e semiótica em paralelo ao desenvolvimento sociocultural viabilizado pelo Ciclo da Borracha na Região Amazônica. Para tanto, fez-se uso do método do estudo de caso, alinhado a uma abordagem semiótica, com a finalidade de tecer discussões e análises sobre a tradição lírica na cultura manauara por meio dos conceitos de diacronia e tradição conforme os postulados da semiótica soviética, corrente esta utilizada para direcionamento do estudo em torno da cultura. Trata-se, além disso, de uma pesquisa documental em que foram considerados documentos históricos de periódicos da imprensa e monografias da literatura especializada sobre a cidade de Manaus em duas temporalidades: de 1890 a 1907, período em que houve maior incidência da ópera nos teatros manauaras, e a partir de 1997, quando foi instituído na cidade o Festival Amazonas de Ópera. Os resultados da investigação apontam que o festival pode ser compreendido como um resgate da herança operística da Belle Époque na cidade de Manaus. Nessa lógica, uma tradição lírico-manauara não apenas se torna factível, como se vê atravessada por cinco dimensões, quais foram expostas nessa tese, a saber: a dimensão da elite, a dimensão citadina, a dimensão transgeracional, a dimensão de resgate e a dimensão do acesso. Embora não se pretenda que tais dimensões sejam absolutas ou irretocáveis em sua propositura argumentativa, a concepção que delas se extrai delineia uma trajetória diacrônica da lírica na cultura manauara, que por sua vez se originou no período da Belle Époque Manauara e hoje se reafirma como tradição nas edições do Festival Amazonas de Ópera. ...
Abstract
This investigation focuses on the argument of a lyrical tradition in the layers of Manauara culture, germinated from the end of the 19th century, held in the communicational processes produced by the Amazonas Opera Festival. This regards a doctoral thesis presented to the Postgraduate Program in Communication at the Federal University of Rio Grande do Sul. Its main objective was to investigate the semiosis arising from the semiosphere composed by the Amazonas Opera Festival in its correlations ...
This investigation focuses on the argument of a lyrical tradition in the layers of Manauara culture, germinated from the end of the 19th century, held in the communicational processes produced by the Amazonas Opera Festival. This regards a doctoral thesis presented to the Postgraduate Program in Communication at the Federal University of Rio Grande do Sul. Its main objective was to investigate the semiosis arising from the semiosphere composed by the Amazonas Opera Festival in its correlations between the lyrical spectacle and the Manauara culture, presenting as specificities the establishment of a theoretical-referential framework on Manauara culture and the lyrical tradition inherited from the Belle Époque period, the mapping of indicative aspects of what seems to integrate a Manauara culture under the presence of lyrical spectacles, the identification of translations in Manauara culture motivated by the resignifications of the operatic heritage in the city of Manaus, and a trace of the meanings produced in the semiosphere of Manauara culture from the Amazonas Opera Festival in its correlations with the lyrical spectacle since the Belle Époque period. The work is justified, therefore, under the possibility of rescuing and maintaining the operatic and urban memory of Manaus, as well as the proposal to analyze the Manaus lyrical scene from a communicational and semiotic perspective in parallel to the sociocultural development made possible by the Rubber Cycle in the Amazon Region. To this end, the case study method was used, aligned with a semiotic approach, with the purpose of creating discussions and analyzes about the lyrical tradition in Manaus culture through the concepts of diachrony and tradition according to the postulates of Soviet semiotics, which is used to direct the study around culture. Furthermore, this regards a documentary research in which historical documents from press periodicals and monographs from specialized literature about the city of Manaus were considered in two time periods: from 1890 to 1907, a period in which there was a greater incidence of opera in Manauara theaters, and from 1997 onwards, when the Amazonas Opera Festival was established in the city. The results indicate that the festival can be understood as a recovery of the operatic heritage of the period of the Belle Époque in the city of Manaus. In this logic, a lyrical-Manauara tradition is crossed by five dimensions, which were exposed in this thesis, namely: the elite dimension, the city dimension, the transgenerational dimension, the rescue dimension and the dimension of access. Although it is not intended that such dimensions are absolute or irreproachable in their argumentative proposition, the conception that is extracted from them outlines a diachronic trajectory of the lyric aspect in Manauara culture, which in turn originated in the period of the Belle Époque Manauara and today reaffirms itself as a tradition in the editions of the Amazonas Opera Festival. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Comunicação e Informação (598)
Este item está licenciado na Creative Commons License