Gestão como competência profissional do/a assistente social
View/ Open
Date
2022Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho de dissertação de mestrado acadêmico, tem por tema: “o ensino e a formação profissional para a gestão como competência profissional dos Assistentes Sociais”. Seu objetivo foi conhecer como a Formação para a gestão como competência profissional está sendo estruturada nos cursos presenciais de Serviço Social no Rio Grande Do Sul, a fim de fomentar o debate acerca das contribuições da categoria para processos de gestões democráticas e contra hegemônicas. Trata-se de uma pesquis ...
O presente trabalho de dissertação de mestrado acadêmico, tem por tema: “o ensino e a formação profissional para a gestão como competência profissional dos Assistentes Sociais”. Seu objetivo foi conhecer como a Formação para a gestão como competência profissional está sendo estruturada nos cursos presenciais de Serviço Social no Rio Grande Do Sul, a fim de fomentar o debate acerca das contribuições da categoria para processos de gestões democráticas e contra hegemônicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva de natureza exploratória, classificada como documental, com revisão bibliográfica. Compreendemos que refletir sobre os desafios postos à formação para a gestão como competência profissional, perpassa a compreensão dos Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos, os quais sustentam a profissão em uma perspectiva crítica e dialética a partir das Diretrizes Nacionais Curriculares da ABEPSS de 1996. É a proposta de Formação Profissional prevista nestas Diretrizes, sustentada na perspectiva crítica e dialética tendo a questão social como eixo estruturante do trabalho e da formação profissional que irá estabelecer as competências para o trabalho em gestão que venha a romper a lógica de gerir a pobreza sem incidir na questão social. ...
Abstract
This article is the result of an academic master's dissertation that focused on the teaching and professional training for management as a professional competence of Social Workers. Its objective was to understand how management training is being structured in on-site Social Work courses in Rio Grande do Sul, in order to foster the debate on the contributions of the profession to democratic and counter-hegemonic management processes. It is a qualitative, descriptive, exploratory research classi ...
This article is the result of an academic master's dissertation that focused on the teaching and professional training for management as a professional competence of Social Workers. Its objective was to understand how management training is being structured in on-site Social Work courses in Rio Grande do Sul, in order to foster the debate on the contributions of the profession to democratic and counter-hegemonic management processes. It is a qualitative, descriptive, exploratory research classified as documentary, with a literature review. The proposed Professional Training outlined in these Guidelines (based on a critical and dialectical perspective, with social issues as the core of the work) will establish the competencies for a management approach that breaks away from just managing poverty without addressing social issues. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Social.
Collections
-
Humanities (7592)
This item is licensed under a Creative Commons License
