Comunicação e produção de sentidos sobre a menstruação : práticas de recepção de mulheres a partir de postagens no Instagram
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A menstruação é uma experiência complexa, influenciada por fatores biológicos e socioculturais, com impacto econômico e uma comunicação limitada, seja no âmbito pessoal ou midiático. O objetivo da pesquisa é identificar como a menstruação é tematizada na comunicação midiática (redes sociais digitais – Instagram) e analisar a recepção dessa comunicação por mulheres adultas (18-25 anos, baixa renda, alta escolaridade). A revisão da literatura e a discussão teórica abrangem conceitos e pesquisas s ...
A menstruação é uma experiência complexa, influenciada por fatores biológicos e socioculturais, com impacto econômico e uma comunicação limitada, seja no âmbito pessoal ou midiático. O objetivo da pesquisa é identificar como a menstruação é tematizada na comunicação midiática (redes sociais digitais – Instagram) e analisar a recepção dessa comunicação por mulheres adultas (18-25 anos, baixa renda, alta escolaridade). A revisão da literatura e a discussão teórica abrangem conceitos e pesquisas sobre a menstruação no contexto da saúde da mulher e na sociedade; a comunicação da/sobre a saúde da mulher e a menstruação; e o consumo midiático e recepção pelas mulheres da comunicação sobre menstruação. A metodologia da pesquisa é qualitativa, envolvendo dados documentais e observacionais. Através de entrevistas semiabertas sucessivas e grupo de discussão presenciais, as 10 mulheres pesquisadas relatam experiências, o consumo midiático e as práticas de recepção. Através da análise documental identificou-se o conteúdo abordado da comunicação midiática sobre menstruação nas redes sociais digitais (11 perfis e hashtags do Instagram mencionados pelas informantes). Os resultados apontam que, para as mulheres pesquisadas: (a) a menstruação é vivida de forma complexa como um processo biopsicossocial ambivalente (natural, tranquilo, parte inevitável de tornar-se mulher, também associado a sintomas e experiências negativas, como cólicas, alterações de humor e inchaço); (b) a comunicação sobre menstruação consumida pelas mulheres (no Instagram) é fruto de um ecossistema de produtores (perfis pessoais, de profissionais de saúde e de marcas), aborda conteúdos informativos (sintomas, terapias e produtos), contemplando aspectos políticos da menstruação, sua normalização e desmistificação; (c) as praticas de recepção da comunicação sobre menstruação no Instagram priorizam conteúdos que abordam saúde, bem-estar e empoderamento, tem confiança no conteúdo e discernimento ao identificar publicidade. As visões variam quanto à persistência do tabu em torno da menstruação, observando-se avanços devido a mudanças socioculturais e históricas. Fica evidente que promover uma abordagem comunicativa inclusiva e sensível à realidade das mulheres, bem como desconstruir o estigma em torno da menstruação, é crucial para a sua saúde e o bem-estar. ...
Abstract
Menstruation is a complex experience, influenced by biological and sociocultural factors, with economic impact and limited communication, whether at a personal or media level. This research aims to identify how menstruation is thematized in media communication (digital social networks - Instagram) and analyze the reception of this communication by adult women (18-25 years old, low income, high education level). The literature review and theoretical discussion encompass concepts and research on ...
Menstruation is a complex experience, influenced by biological and sociocultural factors, with economic impact and limited communication, whether at a personal or media level. This research aims to identify how menstruation is thematized in media communication (digital social networks - Instagram) and analyze the reception of this communication by adult women (18-25 years old, low income, high education level). The literature review and theoretical discussion encompass concepts and research on menstruation in the context of women's health and society; communication of/about women's health and menstruation; and media consumption and reception by women of communication about menstruation. The research methodology is qualitative, involving documentary and observational data. Through successive semi-open interviews and face-to-face discussion groups, the 10 participants reported experiences, media consumption, and reception practices. Through documentary analysis, the addressed content of media communication about menstruation on digital social networks was identified (11 profiles and hashtags on Instagram mentioned by the informants). The results indicate that, for the participating women: (a) menstruation is experienced as a complex biopsychosocial ambivalent process (natural, calm, an inevitable part of becoming a woman, also associated with symptoms and negative experiences such as cramps, mood swings, and bloating); (b) the menstruation communication consumed by women (on Instagram) is the result of a producer ecosystem (personal profiles, health professionals, and brands), addressing informative content (symptoms, therapies, and products), encompassing political aspects of menstruation, its normalization, and demystification; (c) the reception practices of communication about menstruation on Instagram prioritize content that addresses health, well-being, and empowerment, trusting the content and showing discernment in identifying advertising. Views vary on the persistence of the taboo surrounding menstruation, observing advancements due to sociocultural and historical changes. It is evident that promoting an inclusive and sensitive communicative approach to women's reality, as well as deconstructing the stigma surrounding menstruation, is crucial for their health and well-being. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6097)Comunicação e Informação (601)
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