De cimento e lágrima, de Carlos Mastropietro : aportes de la interacción entre compositor e intérprete
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O foco deste trabalho é investigar o processo de interação entre a autora e o compositor argentino Carlos Mastropietro. O principal objetivo da interação foi conhecer a estética do compositor, os procedimentos notacionais e o contexto que envolve a composição de cimento e lágrima (2020), como forma de criar uma interpretação para a peça com a colaboração do compositor. O texto oferece uma visão geral da produção composicional de Mastropietro, apresenta seus pontos de vista sobre a música e anal ...
O foco deste trabalho é investigar o processo de interação entre a autora e o compositor argentino Carlos Mastropietro. O principal objetivo da interação foi conhecer a estética do compositor, os procedimentos notacionais e o contexto que envolve a composição de cimento e lágrima (2020), como forma de criar uma interpretação para a peça com a colaboração do compositor. O texto oferece uma visão geral da produção composicional de Mastropietro, apresenta seus pontos de vista sobre a música e analisa de cimento e lágrima (2020) em comparação com a primeira versão escrita em 2008, que também foi executada pela autora. A metodologia consistiu em documentar e analisar o processo de interação e entrevistas semiestruturadas com o compositor. A análise revelou questões relativas ao conceito de obra musical e ao papel tradicional do intérprete associado a ela, que permearam a interação entre compositor e intérprete. ...
Resumen
El foco de este trabajo consiste en la investigación del proceso de interacción llevado a cabo entre la autora y el compositor argentino Carlos Mastropietro. El objetivo principal de dicha interacción fue conocer la estética del compositor, los procedimientos notacionales y el contexto que rodea la composición de cimento e lágrima (2020) como forma de crear una interpretación de la pieza con la colaboración del compositor. El texto brinda una visión panorámica de la producción compositiva de Ma ...
El foco de este trabajo consiste en la investigación del proceso de interacción llevado a cabo entre la autora y el compositor argentino Carlos Mastropietro. El objetivo principal de dicha interacción fue conocer la estética del compositor, los procedimientos notacionales y el contexto que rodea la composición de cimento e lágrima (2020) como forma de crear una interpretación de la pieza con la colaboración del compositor. El texto brinda una visión panorámica de la producción compositiva de Mastropietro, presenta sus puntos de vista sobre la música y analiza de cimento e lágrima (2020) en comparación con la primera versión, escrita en 2008, que también había sido interpretada por la autora. La metodología consistió en documentar y analizar el proceso de interacción y las entrevistas semiestructuradas con el compositor. El análisis reveló cuestiones relativas al concepto de obra musical y al papel tradicional del intérprete asociado a ella que impregnaron la interacción entre compositor e intérprete. ...
Abstract
The focus of this work consists of investigating the process of interaction carried out between the author and Argentinean composer Carlos Mastropietro. The main purpose of the interaction was to gain insight into the composer’s aesthetics, notational procedures, and the context surrounding the composition de cimento e lágrima (2020) as a means to create an interpretation for the piece with the composer’s collaboration. The text offers a panoramic view of Mastropietro’s compositional output, pr ...
The focus of this work consists of investigating the process of interaction carried out between the author and Argentinean composer Carlos Mastropietro. The main purpose of the interaction was to gain insight into the composer’s aesthetics, notational procedures, and the context surrounding the composition de cimento e lágrima (2020) as a means to create an interpretation for the piece with the composer’s collaboration. The text offers a panoramic view of Mastropietro’s compositional output, presents his views on music, and discusses de cimento e lágrima (2020) in comparison to the first version written in 2008, which was performed by the author as well. The methodology consisted of the documentation and analysis of the interaction process and the semi-structured interviews with the composer. The analysis revealed questions regarding the work-concept and the traditional role of the performer associated with it that permeated the interaction between composer and performer. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2893)Música (417)
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