'Profe, você é uma princesa esperta' : nos bilhetinhos das crianças as manifestações de aprendizagens, afetos e emoções
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A presente pesquisa, resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta como foco de análise bilhetes que as crianças do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul escreveram para sua professora de forma espontânea durante o ano letivo de dois mil e dez. Tem como objetivo refletir sobre as marcas de aprendizagens, afetos e emoções contidas nos referidos bilhetes, levantando a questão do ...
A presente pesquisa, resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta como foco de análise bilhetes que as crianças do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul escreveram para sua professora de forma espontânea durante o ano letivo de dois mil e dez. Tem como objetivo refletir sobre as marcas de aprendizagens, afetos e emoções contidas nos referidos bilhetes, levantando a questão do modo que o afeto e o lúdico se inscrevem no cenário pedagógico e contribuem para a construção da aprendizagem. A pesquisa inscreve-se no campo dos Estudos da Epistemologia Genética aliado ao campo da Psicanálise. O aporte teórico metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa de investigação do tipo Estudo de Caso de cunho Etnográfico, pois trata-se da reflexão a partir do observado. As análises desenvolvidas possibilitaram a observância de marcas de aprendizagens, vivências, prazer e afetos confidenciados pelos alunos através dos bilhetes, mostrando o quanto a figura do professor e a proposta de trabalho de que se utiliza é importante na colaboração da construção de aprendizagens (significativas). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1396)
Este item está licenciado na Creative Commons License