Grupo de desenvolvimento de habilidades para o trabalho e suas contribuições para os usuários de saúde mental de um Centro de Atenção Psicossocial Adulto
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo investigou o papel do Centro de Atenção Psicossocial Adulto (CAPS), com enfoque no Grupo de Desenvolvimento de Habilidades para o Trabalho (GDHT), na promoção de saúde mental e reinserção social através do trabalho de usuários com transtornos psicossociais. A pesquisa, um estudo de caso, junto a profissionais e usuários de um CAPS em Porto Alegre/RS, teve como perspectiva a visão de uma estudante de Pedagogia. O estudo buscou identificar as práticas do GDHT e sua contribuição ...
O presente estudo investigou o papel do Centro de Atenção Psicossocial Adulto (CAPS), com enfoque no Grupo de Desenvolvimento de Habilidades para o Trabalho (GDHT), na promoção de saúde mental e reinserção social através do trabalho de usuários com transtornos psicossociais. A pesquisa, um estudo de caso, junto a profissionais e usuários de um CAPS em Porto Alegre/RS, teve como perspectiva a visão de uma estudante de Pedagogia. O estudo buscou identificar as práticas do GDHT e sua contribuição para a promoção de saúde, educação, trabalho, autoconhecimento e inserção social. A revisão bibliográfica e a análise da legislação brasileira fundamentam os argumentos e considerações apresentadas. Os relatos dos participantes da pesquisa destacam o papel estruturante do GDHT, pois, segundo eles, proporcionou trocas de experiências, identificação de habilidades e suporte emocional. Os resultados indicam que o GDHT influencia positivamente na reintegração profissional dos usuários, com exemplos de participantes engajados em cursos de jovem aprendiz e ocupando vagas para Pessoas com Deficiência (PCD). O impacto positivo evidencia a necessidade de expandir esse modelo para além dos CAPS, ressaltando a importância de espaços públicos de saúde, educação e trabalho dedicados a essa população. O estudo sugere a continuidade da pesquisa como impulsionadora de práticas, políticas públicas e descobertas adicionais frente à temática. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License