O livro didático Ápis e as suas concepções de alfabetização
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Os livros didáticos se fazem presente desde muito cedo na vida escolar. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo analisar quais concepções de alfabetização estão presentes nos livros didáticos na atualidade que são distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD 2023-2026). O recorte temporal escolhido para esta pesquisa foi do ano de 2023 e tem como base o livro mais escolhido pela rede municipal de Porto Alegre/RS. Sendo assim, a ferramenta metodológi ...
Os livros didáticos se fazem presente desde muito cedo na vida escolar. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo analisar quais concepções de alfabetização estão presentes nos livros didáticos na atualidade que são distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD 2023-2026). O recorte temporal escolhido para esta pesquisa foi do ano de 2023 e tem como base o livro mais escolhido pela rede municipal de Porto Alegre/RS. Sendo assim, a ferramenta metodológica utilizada nesta pesquisa foi uma análise qualitativa do tipo documental e o material de análise foi o Manual do Professor do primeiro ano do Ensino Fundamental da coleção Ápis Mais. A base teórica desta investigação foram os estudos sobre alfabetização e letramento. Percebe-se que as concepções que têm orientado a produção destes materiais são os que norteiam o Plano Nacional de Educação (PNA) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por fim, conclui-se que o material didático está adequado diante do que se é proposto para a primeira etapa da alfabetização, levando em consideração que o PNLD é um programa brasileiro que está sempre se atualizando. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
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