Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Thaise dapt_BR
dc.contributor.authorPeres, Nádila Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-22T05:06:44Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274069pt_BR
dc.description.abstractOs livros didáticos se fazem presente desde muito cedo na vida escolar. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo analisar quais concepções de alfabetização estão presentes nos livros didáticos na atualidade que são distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD 2023-2026). O recorte temporal escolhido para esta pesquisa foi do ano de 2023 e tem como base o livro mais escolhido pela rede municipal de Porto Alegre/RS. Sendo assim, a ferramenta metodológica utilizada nesta pesquisa foi uma análise qualitativa do tipo documental e o material de análise foi o Manual do Professor do primeiro ano do Ensino Fundamental da coleção Ápis Mais. A base teórica desta investigação foram os estudos sobre alfabetização e letramento. Percebe-se que as concepções que têm orientado a produção destes materiais são os que norteiam o Plano Nacional de Educação (PNA) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por fim, conclui-se que o material didático está adequado diante do que se é proposto para a primeira etapa da alfabetização, levando em consideração que o PNLD é um programa brasileiro que está sempre se atualizando.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.titleO livro didático Ápis e as suas concepções de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001198936pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples