Educação e escolas étnicas polonesas na região sul do brasil: registros presentes no Kalendarz Ludu (1928-1972)
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho se insere nos campos da história da educação e da cultura escolar, tendo como objeto de estudo o almanaque Kalendarz Ludu, periódico impresso e publicado em Curitiba pela gráfica dos Padres Vicentinos, a partir dos exemplares que integram o acervo histórico da Sociedade Polônia de Porto Alegre, RS. Cabe salientar que esta investigação está vinculada ao grupo Sépia UFRGS e à rede Transfopress, que possuem como um dos enfoques os periódicos alófonos. Os periódicos analisados a ...
O presente trabalho se insere nos campos da história da educação e da cultura escolar, tendo como objeto de estudo o almanaque Kalendarz Ludu, periódico impresso e publicado em Curitiba pela gráfica dos Padres Vicentinos, a partir dos exemplares que integram o acervo histórico da Sociedade Polônia de Porto Alegre, RS. Cabe salientar que esta investigação está vinculada ao grupo Sépia UFRGS e à rede Transfopress, que possuem como um dos enfoques os periódicos alófonos. Os periódicos analisados apresentam um diversificado conjunto de registros sobre as iniciativas escolares das comunidades polonesas localizadas na região sul do Brasil, evidenciados em artigos, propagandas e fotografias. A temática abordada inclui a contextualização da imigração polonesa, a organização de entidades sociais, o surgimento da imprensa polono-brasileira e a educação com ênfase nas escolas étnicas polonesas. Assim, o principal objetivo é destacar e problematizar os principais conteúdos que possuem relação com a educação nas comunidades polonesas nos séculos XIX e XX que foram encontrados nos exemplares analisados. Através da análise dos vinte e três periódicos analisados, foi possível concluir que esse periódico constitui-se como importante documento para a história da educação, sobretudo, para compreender os movimentos e iniciativas educacionais vinculadas a um determinado grupo étnico. Nessa perspectiva, conclui-se que esses documentos podem lançar luz sobre as transformações e processos da educação nas comunidades polonesas, as práticas pedagógicas adotadas, bem como os desafios enfrentados por essas escolas étnicas. Além disso, esses documentos podem fornecer compreensões sobre a interação entre a cultura polonesa e o sistema educacional brasileiro, e como essa interação moldou a experiência educacional dessas comunidades. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License