Deficiências invisíveis: representações em livros infantis
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho de curso tem como tema a representação de pessoas com deficiência em livros infantis. Sendo o objetivo central da pesquisa: analisar e compreender como a diferença, mais especificamente, a deficiência invisível, aparece representada em livros infantis, tomados aqui como artefatos da cultura. A partir desse objetivo geral, desdobra-se o objetivo específico: identificar se aparecem e como são nomeadas as deficiências invisíveis nos livros infantis. Utiliza a análise cultural, sob a ...
Este trabalho de curso tem como tema a representação de pessoas com deficiência em livros infantis. Sendo o objetivo central da pesquisa: analisar e compreender como a diferença, mais especificamente, a deficiência invisível, aparece representada em livros infantis, tomados aqui como artefatos da cultura. A partir desse objetivo geral, desdobra-se o objetivo específico: identificar se aparecem e como são nomeadas as deficiências invisíveis nos livros infantis. Utiliza a análise cultural, sob a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, tendo o conceito de representação como ferramenta analítica central. A análise busca visibilizar as representações culturais de pessoas com deficiências invisíveis, presentes nos livros infantis que estão atualmente em circulação nas escolas e bibliotecas brasileiras. Os sete livros que constituem o material empírico desta pesquisa são: “Tom” (2012), “Menino Baleia” (2021), “Téo, meu melhor amigo” (2023), “Uma mente diferente” (2022), “Meu amigo faz iiiii” (2017), “Menino Tinoco” (2021), “Liloca: a corujinha que vivia no mundo da lua” (2023). A partir das análises empreendidas foi possível identificar representações da diferença entre os personagens das narrativas, marcadas através de recursos visuais e textuais, compreendendo que, de modo geral, são representações que constituem o senso comum sobre as deficiências invisíveis. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License