Documentação pedagógica como percurso narrativo de alunos com deficiência nos anos iniciais
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem como tema a documentação pedagógica, compreendida como uma ferramenta útil para evidenciar percursos estudantis e registrar o modo como alunos aprendem e constroem conhecimentos. A pesquisa se constitui metodologicamente como uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa. O material empírico deste trabalho é constituído pela documentação pedagógica de um aluno em específico, na busca de uma análise mais profunda sobre o que diz a documentação pedagógica, de forma mai ...
O presente trabalho tem como tema a documentação pedagógica, compreendida como uma ferramenta útil para evidenciar percursos estudantis e registrar o modo como alunos aprendem e constroem conhecimentos. A pesquisa se constitui metodologicamente como uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa. O material empírico deste trabalho é constituído pela documentação pedagógica de um aluno em específico, na busca de uma análise mais profunda sobre o que diz a documentação pedagógica, de forma mais longitudinal, a respeito do percurso escolar do estudante. O aluno é estudante de uma escola pública de Porto Alegre e tem laudo de Transtorno do Espectro do Autismo. Frequenta a escola desde 2017 e foi selecionada a documentação pedagógica do período de 2018 a 2019. Os objetivos principais são: 1) entender de que forma a documentação pedagógica contribui para o processo de avaliação e ensino dos alunos com deficiência e, ainda, se ela dá visibilidade para o sujeito aluno, colocando-o em evidência na sua própria aprendizagem e 2) identificar que práticas/elementos da documentação pedagógica são utilizadas pelas professoras no cotidiano escolar de uma escola pública de Porto Alegre, para documentar o percurso formativo dos alunos com deficiência. A partir da análise foi possível concluir que a escola registra de forma cuidadosa, mas não utiliza a Documentação Pedagógica como ferramenta metodológica, entretanto ela coloca-se como uma possibilidade para pensar questões de inclusão, currículo, trabalho pedagógico e avaliação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License