Escolas virtuais de governo : uma análise quanto a aspectos estruturais das ações de capacitação
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este estudo procurou analisar em cinco escolas de governo virtuais os aspectos estruturais das ações em capacitação da educação a distância (EAD). Por meio de análise documental, percebeu-se a predominância de cursos do estilo MOOC e instrutivistas. Os resultados foram categorizados em onze unidades de análise. Percebe-se que a EAD já é uma realidade entre as escolas de governo pesquisadas. No entanto, a pesquisa demonstra elementos significativos de que esses cursos massificados podem estar se ...
Este estudo procurou analisar em cinco escolas de governo virtuais os aspectos estruturais das ações em capacitação da educação a distância (EAD). Por meio de análise documental, percebeu-se a predominância de cursos do estilo MOOC e instrutivistas. Os resultados foram categorizados em onze unidades de análise. Percebe-se que a EAD já é uma realidade entre as escolas de governo pesquisadas. No entanto, a pesquisa demonstra elementos significativos de que esses cursos massificados podem estar servindo apenas de apoio básico para a capacitação dos servidores públicos conforme as competências transversais propostas para a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas na esfera federal. Há a identificação de nove tendências percebidas que permeiam a educação a distância apresentada pelas escolas. Sugere-se o repensar dos objetivos das escolas de governo e as potencialidades da EAD com finalidade de práticas mais democráticas. ...
Abstract
This study sought to analyze the structural aspects of actions in distance education (EAD) training in five virtual government schools. Through document analysis, it was noticed the predominance of MOOC-style and instructivist courses. The results were categorized into eleven units of analysis. It is noticed that distance learning is already a reality among the surveyed government schools. However, the research demonstrates significant elements that these mass courses may be serving only as bas ...
This study sought to analyze the structural aspects of actions in distance education (EAD) training in five virtual government schools. Through document analysis, it was noticed the predominance of MOOC-style and instructivist courses. The results were categorized into eleven units of analysis. It is noticed that distance learning is already a reality among the surveyed government schools. However, the research demonstrates significant elements that these mass courses may be serving only as basic support for the training of public servants according to the transversal competences proposed for the National Policy for the Development of People at the federal level. There is the identification of nine perceived trends that permeate distance education presented by schools. It is suggested to rethink the objectives of schools of government and the potential of distance education with the aim of more democratic practices. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização Administração Pública no Século 21.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3542)
Este item está licenciado na Creative Commons License
