Credibilidade na produção e na avaliação de conteúdos de divulgação científica no Youtube
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Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
YouTube tem se destacado na publicação de conteúdo audiovisual que vai do entretenimento a informações de caráter científico. Quando se trata de conteúdo científico, a aferição da credibilidade das fontes de informação torna-se essencial em função dos possíveis impactos das informações na vida dos usuários. Dessa forma, o propósito principal do estudo foi investigar o uso de critérios e atributos de credibilidade na produção e na avaliação de conteúdos de divulgação científica publicados no You ...
YouTube tem se destacado na publicação de conteúdo audiovisual que vai do entretenimento a informações de caráter científico. Quando se trata de conteúdo científico, a aferição da credibilidade das fontes de informação torna-se essencial em função dos possíveis impactos das informações na vida dos usuários. Dessa forma, o propósito principal do estudo foi investigar o uso de critérios e atributos de credibilidade na produção e na avaliação de conteúdos de divulgação científica publicados no YouTube. Um conjunto de vídeos e comentários publicados por usuários foi selecionado com o intuito de observar a presença ou ausência de atributos de credibilidade. Além disso, um questionário foi aplicado com o propósito de compreender em que medida os atributos transpostos da literatura e os atributos propostos na pesquisa são usados na avaliação de conteúdos publicados por canais de divulgação científica na plataforma. Os vídeos, comentários e respostas às questões abertas do questionário foram examinados com o aporte da análise de conteúdo. Os resultados da codificação dos dados qualitativos e das questões fechadas do questionário foram submetidos a análises estatísticas a fim de possibilitar a realização de inferências e a interpretação. Os dados mostraram que a credibilidade dos conteúdos dos vídeos do corpus está assentada tanto em atributos de qualidade e credibilidade da informação convencionais quanto em atributos condizentes com características do YouTube. A análise dos questionários demonstrou que os atributos convencionais têm maior relevância para os respondentes do que os atributos pertinentes ao objeto empírico. A análise dos comentários revelou a existência de atributos não previstos na pesquisa. As contribuições do estudo podem ser vislumbradas na divulgação científica, na área de avaliação de fontes de informação na internet, nas iniciativas de letramento informacional e midiático, na produção de conteúdos de divulgação científica para o YouTube e na avaliação da credibilidade de conteúdos publicados nas plataformas de mídias sociais. Por fim, o trabalho demonstra a importância do uso da noção de credibilidade pela área da Ciência da Informação no Brasil para o estudo da avaliação da informação na internet e dos conteúdos de divulgação científica publicados no YouTube. ...
Abstract
YouTube has become prominent in the posting of audio-visual content that ranges from entertainment to scientific information. When it comes to science content, the scouting of information source credibility has become essential due to possible impacts of information to the users’ life. Thus, the main purpose of this study is to investigate the use of credibility attributes and criteria in the production and assessment of science communication content on YouTube. A set of user comments and video ...
YouTube has become prominent in the posting of audio-visual content that ranges from entertainment to scientific information. When it comes to science content, the scouting of information source credibility has become essential due to possible impacts of information to the users’ life. Thus, the main purpose of this study is to investigate the use of credibility attributes and criteria in the production and assessment of science communication content on YouTube. A set of user comments and videos was selected in the aim of observing the presence or absence of credibility attributes. Besides, a questionnaire was administered in the aim of understanding to what extent the attributes transposed from the literature and the attributes proposed in the study are used to assess science communication content on the platform. The videos, comments and the open-ended answers from the questionnaire were analyzed via the content analysis approach. Results from qualitative data encoding and the close-ended questions from the questionnaire were subjected to statistical analyses in order to enable inference and interpretation. Data showed that the content credibility of the videos analyzed relies both on conventional information credibility and quality attributes and attributes consistent with YouTube characteristics. The questionnaire analysis showed that the conventional attributes are more relevant to respondents than the attributes pertaining to the empirical object. The comment analysis showed the existence of attributes not provided for in the research. The study contributions may be evidenced in science communication, in the area of evaluation of information sources on the internet, in media and information literacy initiatives, in scientific communication content production for YouTube and in credibility assessment of content published on social media platforms. Lastly, the paper shows the importance of using the notion of credibility in the information sciences area in Brazil to study the evaluation of information on the internet and science communication content published on YouTube. ...
Resumen
YouTube se ha destacado en la publicación de contenido audiovisual, comenzando desde el entretenimiento a informaciones de carácter científico. Cuando se trata de contenido científico, la verificación de la credibilidad de las fuentes de información se vuelve esencial en función de los posibles impactos que tendrán esas informaciones en la vida de los usuarios. El propósito principal del estudio fue, por lo tanto, investigar el uso de criterios y atributos de credibilidad en la producción y eva ...
YouTube se ha destacado en la publicación de contenido audiovisual, comenzando desde el entretenimiento a informaciones de carácter científico. Cuando se trata de contenido científico, la verificación de la credibilidad de las fuentes de información se vuelve esencial en función de los posibles impactos que tendrán esas informaciones en la vida de los usuarios. El propósito principal del estudio fue, por lo tanto, investigar el uso de criterios y atributos de credibilidad en la producción y evaluación de contenidos de divulgación científica publicados en YouTube. Con el propósito de observar la presencia o ausencia de atributos de credibilidad, se seleccionó un conjunto de videos y comentarios publicados por usuarios. Además, se aplicó un cuestionario para entender en qué medida los atributos incorporados de la literatura y los atributos propuestos en la investigación se emplean para evaluar los contenidos que canales de divulgación científica publican en la plataforma. Los videos, comentarios y respuestas a las preguntas abiertas del cuestionario se examinaron con el aporte del análisis de contenido. Los resultados de la codificación de los datos cualitativos y las preguntas cerradas del cuestionario se sometieron a análisis estadísticos para que fuera posible realizar inferencias e interpretarlos. Los datos mostraron que la credibilidad de los contenidos de los videos del corpus está fundamentada tanto en atributos de calidad y credibilidad de la información convencionales como en atributos coherentes con características del propio YouTube. El análisis de los cuestionarios mostró que los atributos convencionales tienen más relevancia para los respondientes que los atributos pertinentes al objeto empírico. El análisis de los comentarios reveló que existen atributos no previstos en la investigación. Las contribuciones del estudio pueden vislumbrarse en la divulgación científica, en el área de evaluación de fuentes de información en internet, en las iniciativas de alfabetización informacional y mediática, en la producción de contenidos de divulgación científica para YouTube y en la evaluación de la credibilidad de contenidos publicados en las plataformas de medios sociales. Por fin, el trabajo muestra cuán importante es el uso de la noción de credibilidad por parte del área de la Ciencia de la Información en Brasil para el estudio de la evaluación de la información en internet y de los contenidos de divulgación científica publicados en YouTube. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6071)Comunicação e Informação (598)
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