Da camisa ao moletom : propostas de imagem-conceito do youtuber Thiago Nigro como "guru de investimentos"
View/ Open
Date
2023Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O trabalho objetiva verificar diferentes elementos identitários acionados por Thiago Nigro no canal O Primo Rico no YouTube em perspectiva de construir sua imagem-conceito. A discussão teórica se desenvolve a partir de noções acerca de: comunicação organizacional (BALDISSERA, 2000; 2008; 2009); marca contemporânea (PEROTTO, 2007; 2008); identidade e identificações (BALDISSERA, 2007; HALL, 2006); imagem-conceito (BALDISSERA, 2008); Imaginário (MAFFESOLI, 2001); dinheiro, riqueza e investimentos ...
O trabalho objetiva verificar diferentes elementos identitários acionados por Thiago Nigro no canal O Primo Rico no YouTube em perspectiva de construir sua imagem-conceito. A discussão teórica se desenvolve a partir de noções acerca de: comunicação organizacional (BALDISSERA, 2000; 2008; 2009); marca contemporânea (PEROTTO, 2007; 2008); identidade e identificações (BALDISSERA, 2007; HALL, 2006); imagem-conceito (BALDISSERA, 2008); Imaginário (MAFFESOLI, 2001); dinheiro, riqueza e investimentos (HOUSEL, 2021; PAULINO, 2019; VERHINE, 2021); comunicação digital (MARTINO, 2014; SILVA, 2018; THOMPSON, 2007); YouTube e Youtubers (LEITE, 2019; RODRIGUES, 2020); influenciadores digitais (ABIDIN, 2021; KARHAWI, 2017; 2021) e estratégias de visibilidade e legitimidade (LASTA, 2017). Como procedimento metodológico utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) para explorar o canal e analisar três vídeos. A partir dos resultados, verificou-se propostas de imagem-conceito de autoridade em relação a finanças e investimentos, assim como foram identificadas atualizações em estratégias de reconhecimento e relacionamento presentes em elementos narrativos audiovisuais. ...
Abstract
The study aims to examine different identity elements triggered by Thiago Nigro on the channel O Primo Rico on YouTube in an effort to construct his concept-image. The theoretical discussion is developed based on notions about: organizational communication (BALDISSERA, 2000; 2008; 2009); contemporary brand (PEROTTO, 2007; 2008), identity and identifications (BALDISSERA, 2007; HALL, 2006); concept-image (BALDISSERA, 2008); digital communication (MARTINO, 2014; SILVA, 2018; THOMPSON, 2007); YouTu ...
The study aims to examine different identity elements triggered by Thiago Nigro on the channel O Primo Rico on YouTube in an effort to construct his concept-image. The theoretical discussion is developed based on notions about: organizational communication (BALDISSERA, 2000; 2008; 2009); contemporary brand (PEROTTO, 2007; 2008), identity and identifications (BALDISSERA, 2007; HALL, 2006); concept-image (BALDISSERA, 2008); digital communication (MARTINO, 2014; SILVA, 2018; THOMPSON, 2007); YouTube and Youtubers (LEITE, 2019; RODRIGUES, 2020), digital influencers (ABIDIN, 2021; KARHAWI, 2017; 2021) and strategies for visibility and legitimacy (LASTA, 2017). As a methodological procedure, Content Analysis (BARDIN, 2016) was used to explore the channel and analyze three videos. From the results, concept-image proposals of authority regarding finances and investments were identified, as well as updates in strategies for recognition and relationship found in audiovisual narrative elements. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License