Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Roberto Emiliano Cezário dept_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T04:55:48Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272514pt_BR
dc.description.abstractO trabalho objetiva verificar diferentes elementos identitários acionados por Thiago Nigro no canal O Primo Rico no YouTube em perspectiva de construir sua imagem-conceito. A discussão teórica se desenvolve a partir de noções acerca de: comunicação organizacional (BALDISSERA, 2000; 2008; 2009); marca contemporânea (PEROTTO, 2007; 2008); identidade e identificações (BALDISSERA, 2007; HALL, 2006); imagem-conceito (BALDISSERA, 2008); Imaginário (MAFFESOLI, 2001); dinheiro, riqueza e investimentos (HOUSEL, 2021; PAULINO, 2019; VERHINE, 2021); comunicação digital (MARTINO, 2014; SILVA, 2018; THOMPSON, 2007); YouTube e Youtubers (LEITE, 2019; RODRIGUES, 2020); influenciadores digitais (ABIDIN, 2021; KARHAWI, 2017; 2021) e estratégias de visibilidade e legitimidade (LASTA, 2017). Como procedimento metodológico utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) para explorar o canal e analisar três vídeos. A partir dos resultados, verificou-se propostas de imagem-conceito de autoridade em relação a finanças e investimentos, assim como foram identificadas atualizações em estratégias de reconhecimento e relacionamento presentes em elementos narrativos audiovisuais.pt_BR
dc.description.abstractThe study aims to examine different identity elements triggered by Thiago Nigro on the channel O Primo Rico on YouTube in an effort to construct his concept-image. The theoretical discussion is developed based on notions about: organizational communication (BALDISSERA, 2000; 2008; 2009); contemporary brand (PEROTTO, 2007; 2008), identity and identifications (BALDISSERA, 2007; HALL, 2006); concept-image (BALDISSERA, 2008); digital communication (MARTINO, 2014; SILVA, 2018; THOMPSON, 2007); YouTube and Youtubers (LEITE, 2019; RODRIGUES, 2020), digital influencers (ABIDIN, 2021; KARHAWI, 2017; 2021) and strategies for visibility and legitimacy (LASTA, 2017). As a methodological procedure, Content Analysis (BARDIN, 2016) was used to explore the channel and analyze three videos. From the results, concept-image proposals of authority regarding finances and investments were identified, as well as updates in strategies for recognition and relationship found in audiovisual narrative elements.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfluenciador digitalpt_BR
dc.subjectConcept-imageen
dc.subjectImagem-conceitopt_BR
dc.subjectBrand identificationsen
dc.subjectComunicação digitalpt_BR
dc.subjectImaginaryen
dc.subjectYoutubersen
dc.subjectLegitimacy strategiesen
dc.titleDa camisa ao moletom : propostas de imagem-conceito do youtuber Thiago Nigro como "guru de investimentos"pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001195777pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples