O corpo na aula de português : como o corpo enquanto linguagem pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com diagnóstico de transtorno do espectro autista?
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Data
2023Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Quando se fala em linguagens, especialmente na aula de Língua Portuguesa (LP), raramente o corpo é contemplado. O presente trabalho, portanto, investiga, a partir de uma revisão bibliográfica de cunho exploratório, práticas inclusivas que levem em consideração o corpo como uma linguagem e possam contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de LP. Conclui-se que há necessidade de formação continuada para para pr ...
Quando se fala em linguagens, especialmente na aula de Língua Portuguesa (LP), raramente o corpo é contemplado. O presente trabalho, portanto, investiga, a partir de uma revisão bibliográfica de cunho exploratório, práticas inclusivas que levem em consideração o corpo como uma linguagem e possam contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de LP. Conclui-se que há necessidade de formação continuada para para professoras e professores que trabalham na Educação Básica e que uma resposta completa para a questão central não é possível no momento, devido à falta de pesquisas sobre o assunto. É feito, então, um ensaio sobre alguns dos aspectos que compõem uma primeira resposta para esse questionamento, mas entende-se que ainda há muito a ser pesquisado para que se chegue a respostas satisfatórias. Dentre os autores que alicerçam as concepções teóricas deste trabalho, destacam-se Bakhtin, Foucault e Plaisance. ...
Résumé
Lorsqu'il s'agit de langages, particulièrement en cours de Langue Portugaise (LP), le corps est rarement pris en compte. Par conséquent, ce travail enquête, à partir d'une revue bibliographique à caractère exploratoire, sur des pratiques inclusives qui considèrent le corps comme un langage et qui peuvent contribuer au processus d'enseignement-apprentissage des élèves avec un trouble du spectre de l'autisme (TSA) dans les cours de LP. Il en ressort qu’il est nécessaire d'assurer une formation co ...
Lorsqu'il s'agit de langages, particulièrement en cours de Langue Portugaise (LP), le corps est rarement pris en compte. Par conséquent, ce travail enquête, à partir d'une revue bibliographique à caractère exploratoire, sur des pratiques inclusives qui considèrent le corps comme un langage et qui peuvent contribuer au processus d'enseignement-apprentissage des élèves avec un trouble du spectre de l'autisme (TSA) dans les cours de LP. Il en ressort qu’il est nécessaire d'assurer une formation complémentaire pour les enseignants travaillant dans l'éducation de base et qu'une réponse complète à la question centrale n'est pas possible pour le moment en raison du manque de recherches à ce sujet. Un essai sur certains des aspects qui constituent une première réponse à cette question est donc produit, mais il est compris qu'il y a encore beaucoup de recherches à faire pour arriver à des réponses satisfaisantes. Les auteurs qui sous-tendent les conceptions théoriques de ce travail sont Bakhtin, Foucault et Plaisance. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Língua Moderna: Francês: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1238)
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