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dc.contributor.advisorSchulz, Liapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Jade Vidalettipt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T05:02:21Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271626pt_BR
dc.description.abstractQuando se fala em linguagens, especialmente na aula de Língua Portuguesa (LP), raramente o corpo é contemplado. O presente trabalho, portanto, investiga, a partir de uma revisão bibliográfica de cunho exploratório, práticas inclusivas que levem em consideração o corpo como uma linguagem e possam contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de LP. Conclui-se que há necessidade de formação continuada para para professoras e professores que trabalham na Educação Básica e que uma resposta completa para a questão central não é possível no momento, devido à falta de pesquisas sobre o assunto. É feito, então, um ensaio sobre alguns dos aspectos que compõem uma primeira resposta para esse questionamento, mas entende-se que ainda há muito a ser pesquisado para que se chegue a respostas satisfatórias. Dentre os autores que alicerçam as concepções teóricas deste trabalho, destacam-se Bakhtin, Foucault e Plaisance.pt_BR
dc.description.abstractLorsqu'il s'agit de langages, particulièrement en cours de Langue Portugaise (LP), le corps est rarement pris en compte. Par conséquent, ce travail enquête, à partir d'une revue bibliographique à caractère exploratoire, sur des pratiques inclusives qui considèrent le corps comme un langage et qui peuvent contribuer au processus d'enseignement-apprentissage des élèves avec un trouble du spectre de l'autisme (TSA) dans les cours de LP. Il en ressort qu’il est nécessaire d'assurer une formation complémentaire pour les enseignants travaillant dans l'éducation de base et qu'une réponse complète à la question centrale n'est pas possible pour le moment en raison du manque de recherches à ce sujet. Un essai sur certains des aspects qui constituent une première réponse à cette question est donc produit, mais il est compris qu'il y a encore beaucoup de recherches à faire pour arriver à des réponses satisfaisantes. Les auteurs qui sous-tendent les conceptions théoriques de ce travail sont Bakhtin, Foucault et Plaisance.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCorpsfr
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectÉducation Inclusivefr
dc.subjectEnsino : Lingua portuguesapt_BR
dc.subjectLangue Portugaisefr
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectTrouble du Spectre de l'Autismefr
dc.subjectEnseignement-apprentissagefr
dc.subjectLinguagem corporalpt_BR
dc.titleO corpo na aula de português : como o corpo enquanto linguagem pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com diagnóstico de transtorno do espectro autista?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Carla Maciel dapt_BR
dc.identifier.nrb001194625pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Língua Moderna: Francês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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