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dc.contributor.advisorSouza, Jusamara Vieira dept_BR
dc.contributor.authorMotta, Bruno Rodeghieropt_BR
dc.date.accessioned2024-02-06T04:31:44Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271553pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como temática a interculturalidade e a formação inicial de professores de Música em cursos de Licenciatura em Música em universidades federais no estado do Rio Grande do Sul. Pela necessidade de delimitar o escopo do estudo, em razão das limitações de tempo e logística, foram escolhidos os cursos de ensino superior de Música da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal do Pampa. Com essa temática, o objetivo foi compreender se, e como, a interculturalidade se faz presente nos cursos, analisando os Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) e entrevistando professores e estudantes. O entendimento do que é interculturalidade é baseado nos autores Nestor Garcia Canclini (2015), Vera Maria Candau (2013) e Fernando Galizia (2020). Canclini descreve a teoria da interculturalidade a partir da sociologia, antropologia e dos estudos da comunicação. Já Vera Maria Candau traz a interculturalidade no contexto da educação, buscando uma Didática Crítica Intercultural. Galizia engloba os princípios trazidos por Candau e os confere à área da educação musical, priorizando uma reflexão sobre sua prática como professor universitário de Música. As metodologias usadas fazem parte da pesquisa qualitativa e envolvem o estudo multicaso com triangulação dos dados. Nas técnicas de coleta de dados, utilizou-se a análise documental e entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes. A partir do que pôde ser observado, notou-se a pouca presença do termo interculturalidade e das temáticas de interesse da interculturalidade nos PPCs e, além disso, os documentos descreviam pouco como a prática docente acontecia. Por outro lado, as entrevistas com professores e estudantes revelaram que a interculturalidade está presente nos cursos e que é percebida por professores e estudantes nas disciplinas, nas conversas entre os colegas e nas interações que surgem a partir das diferenças. Porém, descrevem também as tendências eurocêntricas dos cursos, os quais ainda resistem a algumas mudanças. Tanto estudantes como professores relatam que a universidade ainda precisa dialogar melhor com a realidade dos contextos escolares e sociais.pt_BR
dc.description.abstractThis research has as a topic interculturality and music teacher´s education aiming at understanding how, and if, interculturality is present on music teacher graduation courses in federal universities from Rio Grande do Sul. As a necessity to limit scope, two courses were selected, they were: Universidade Federal de Santa Maria-UFSM and Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA. With the topic being selected, our goal was set to comprehend in which ways interculturality was perceived, analysing Politic and Pedagogic Projects- documents that describe the courses strategies, contents, disciplines and much more. Besides these documents, interviews were conducted with teachers and students to understand their views on interculturality. The concept of interculturality is approached utilizing Nestor Garcia Canclini (2015), Vera Maria Candau (2013) and Fernando Galizia (2020. Canclini describes interculturality from a sociology and anthropology standpoint. Candau brings the idea of a Didática Crítica Intercultural which translates to a critical perspective on interculturality and education. Finally, Galizia starts with Candau’s principles, applying them to music education, reflecting on his practice as a university teacher. The method used on this research pertains to the field described as qualitative research and the approach selected was the multicase study, combined with techniques such as document analysis, content analysis and semi-structured interviews. From what it was possible to observe, the documents responsible for structuring the courses, or the Politic and Pedagogic Projects, contain very few mentions of interculturality or themes that are of interest to interculturality. Also, they described scarcely how the classes actually happened. Alternatively, interviews showed that interculturality is, yes, present on both courses and that it is perceived by teachers and students, on the disciplines, on talkings between colleagues and on interactions that spawn from differences. However, they described Eurocentric tendencies, resisting changes and that university still must better connect with the reality of social and school contexts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectInterculturalityen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMusic teacher´s educationen
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titlePerspectivas interculturais em cursos superiores de música : um estudo de caso sobre formação inicial e interculturalidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001195453pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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