Perspectivas interculturais em cursos superiores de música : um estudo de caso sobre formação inicial e interculturalidade
dc.contributor.advisor | Souza, Jusamara Vieira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Motta, Bruno Rodeghiero | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-06T04:31:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/271553 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como temática a interculturalidade e a formação inicial de professores de Música em cursos de Licenciatura em Música em universidades federais no estado do Rio Grande do Sul. Pela necessidade de delimitar o escopo do estudo, em razão das limitações de tempo e logística, foram escolhidos os cursos de ensino superior de Música da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal do Pampa. Com essa temática, o objetivo foi compreender se, e como, a interculturalidade se faz presente nos cursos, analisando os Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) e entrevistando professores e estudantes. O entendimento do que é interculturalidade é baseado nos autores Nestor Garcia Canclini (2015), Vera Maria Candau (2013) e Fernando Galizia (2020). Canclini descreve a teoria da interculturalidade a partir da sociologia, antropologia e dos estudos da comunicação. Já Vera Maria Candau traz a interculturalidade no contexto da educação, buscando uma Didática Crítica Intercultural. Galizia engloba os princípios trazidos por Candau e os confere à área da educação musical, priorizando uma reflexão sobre sua prática como professor universitário de Música. As metodologias usadas fazem parte da pesquisa qualitativa e envolvem o estudo multicaso com triangulação dos dados. Nas técnicas de coleta de dados, utilizou-se a análise documental e entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes. A partir do que pôde ser observado, notou-se a pouca presença do termo interculturalidade e das temáticas de interesse da interculturalidade nos PPCs e, além disso, os documentos descreviam pouco como a prática docente acontecia. Por outro lado, as entrevistas com professores e estudantes revelaram que a interculturalidade está presente nos cursos e que é percebida por professores e estudantes nas disciplinas, nas conversas entre os colegas e nas interações que surgem a partir das diferenças. Porém, descrevem também as tendências eurocêntricas dos cursos, os quais ainda resistem a algumas mudanças. Tanto estudantes como professores relatam que a universidade ainda precisa dialogar melhor com a realidade dos contextos escolares e sociais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research has as a topic interculturality and music teacher´s education aiming at understanding how, and if, interculturality is present on music teacher graduation courses in federal universities from Rio Grande do Sul. As a necessity to limit scope, two courses were selected, they were: Universidade Federal de Santa Maria-UFSM and Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA. With the topic being selected, our goal was set to comprehend in which ways interculturality was perceived, analysing Politic and Pedagogic Projects- documents that describe the courses strategies, contents, disciplines and much more. Besides these documents, interviews were conducted with teachers and students to understand their views on interculturality. The concept of interculturality is approached utilizing Nestor Garcia Canclini (2015), Vera Maria Candau (2013) and Fernando Galizia (2020. Canclini describes interculturality from a sociology and anthropology standpoint. Candau brings the idea of a Didática Crítica Intercultural which translates to a critical perspective on interculturality and education. Finally, Galizia starts with Candau’s principles, applying them to music education, reflecting on his practice as a university teacher. The method used on this research pertains to the field described as qualitative research and the approach selected was the multicase study, combined with techniques such as document analysis, content analysis and semi-structured interviews. From what it was possible to observe, the documents responsible for structuring the courses, or the Politic and Pedagogic Projects, contain very few mentions of interculturality or themes that are of interest to interculturality. Also, they described scarcely how the classes actually happened. Alternatively, interviews showed that interculturality is, yes, present on both courses and that it is perceived by teachers and students, on the disciplines, on talkings between colleagues and on interactions that spawn from differences. However, they described Eurocentric tendencies, resisting changes and that university still must better connect with the reality of social and school contexts. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Interculturality | en |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Music teacher´s education | en |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Perspectivas interculturais em cursos superiores de música : um estudo de caso sobre formação inicial e interculturalidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001195453 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Music (414)