Percorrendo o labirinto da tese de cátedra de Lina Bo Bardi : um estudo sobre precedentes históricos
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Resumo
A tese PERCORRENDO O LABIRINTO DA TESE DE CÁTEDRA DE LINA BO BARDI: um estudo sobre precedentes históricos trata, como o próprio nome descreve, de um trabalho sobre outra tese, a obra Contribuição Propedêutica ao Ensino da Teoria da Arquitetura, escrita por Lina Bo Bardi em 1957. A presente pesquisa busca entender a ideia de "continuidade histórica" defendida por Lina e como o uso dos precedentes históricos por ela utilizados, tanto nas ilustrações como ao longo do seu texto, contribuíram para ...
A tese PERCORRENDO O LABIRINTO DA TESE DE CÁTEDRA DE LINA BO BARDI: um estudo sobre precedentes históricos trata, como o próprio nome descreve, de um trabalho sobre outra tese, a obra Contribuição Propedêutica ao Ensino da Teoria da Arquitetura, escrita por Lina Bo Bardi em 1957. A presente pesquisa busca entender a ideia de "continuidade histórica" defendida por Lina e como o uso dos precedentes históricos por ela utilizados, tanto nas ilustrações como ao longo do seu texto, contribuíram para o entendimento de diferentes acepções de um "moderno historicamente fundamentado". Esta pesquisa se debruçou principalmente sobre a bibliografia utilizada por Lina, bem como as fontes originais da autora, presentes, em sua maioria, no Centro de Pesquisa do MASP e algumas, no ILBPMB. Foram elencadas assim a importância - a partir das marginalias ou anotações deixadas pela autora, ou pelos temas recorrentes na trajetória profissional da arquiteta - de alguns dos exemplares de maior contribuição teórica para a redação de Propedêutica. Isto organizou a pesquisa em três fios condutores, correspondentes aos capítulos principais da tese. Os dois primeiros capítulos são introdutórios e abrem a incursão ao tema: Introdução e Proposições Iniciais; o terceiro capítulo trata da filosofia da história de Robin George Collingwood em seu livro Autobiography, vinculados à própria história conhecida da arquiteta neste período de prática docente; o quarto capítulo – o mais extenso - foi relacionado à obra The Architecture of Humanism de Geoffrey Scott, relacionando as falácias da crítica com conjecturas a partir das composições ilustrativas de sua tese e as rivalidades arquitetônicas conhecidas daquele período; o quinto capítulo foi dedicado ao contexto italiano vigente em seu período de "residência" em Milão através dos escritos de Pietro Maria Bardi, quem aproximou Lina às ideias do enigmático frei setecentista Carlo Lodoli, bem como a relação da tese de cátedra com o pensamento de amigos de Bardi como Pier Luigi Nervi, Alberto Sartoris e Ernesto Nathan Rogers. Quando possível, e de forma mais especulativa, os temas foram relacionados às escolhas projetuais posteriores da arquiteta. O último capítulo destrincha o Prefácio e as imagens enigmáticas de Propedêutica, como o famoso labirinto da catedral de Reims (que abre e fecha a tese), trazendo novamente à tona as prováveis razões da anulação de sua participação no concurso para professor de Teoria da Arquitetura na Faculdade de Arquitetura de São Paulo. ...
Abstract
The thesis THROUGH THE LABYRINTH OF LINA BO BARDI’S TEACHING THESIS: a study on historical precedents is, as its name describes, a work based on another thesis, Propaedeutic Contribution to the teaching of Architecture Theory, written by Lina Bo Bardi in 1957. This research seeks to understand the idea of "historical continuity" defended by Lina and how her use of historical precedents, both in the illustrations and throughout the text, contributed to the understanding of different meanings of ...
The thesis THROUGH THE LABYRINTH OF LINA BO BARDI’S TEACHING THESIS: a study on historical precedents is, as its name describes, a work based on another thesis, Propaedeutic Contribution to the teaching of Architecture Theory, written by Lina Bo Bardi in 1957. This research seeks to understand the idea of "historical continuity" defended by Lina and how her use of historical precedents, both in the illustrations and throughout the text, contributed to the understanding of different meanings of a "historically-grounded-modernism". This research focused mainly on the bibliography used by Lina, as well as the author's original sources, mostly available at the MASP Research Center and some at the ILBPMB. The importance - based on the marginalia or annotations left by the author, or on the recurring themes in the architect's professional career - of some of the books with the greatest theoretical contribution to the writing of Propedêutica was thus listed. This organized the research into three main threads, corresponding to the main chapters of the thesis. The first two chapters are introductory and open the foray into the subject: Introduction and Initial Proposals; the third chapter deals with Robin George Collingwood's philosophy of history in his book Autobiography, linked to the architect's own known history in this period of teaching practice; the fourth chapter - the longest - was related to Geoffrey Scott's The Architecture of Humanism, relating the fallacies of criticism with theoretical conjectures from the illustrative compositions of her thesis and the known architectural rivalries of that period; the fifth chapter is dedicated to the Italian context during her period of "residence" in Milan through the writings of Pietro Maria Bardi, who brought Lina closer to the ideas of the enigmatic eighteenth-century friar Carlo Lodoli, as well as the relationship between her thesis and the thinking of Bardi's friends such as Pier Luigi Nervi, Alberto Sartoris and Ernesto Nathan Rogers. Therefore, and in a more speculative way, the themes - first treated in depth - were related to the architect's later design choices. The last chapter unravels the Preface and the enigmatic images of Propedêutica, such as the famous labyrinth of Reims Cathedral (which opens and closes her thesis), bringing to light once again the atmosphere and probable reasons for not validating her participation in the competition for professor of Architecture Theory at São Paulo Faculty of Architecture in 1957. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Arquitetura (392)
Este item está licenciado na Creative Commons License