Mapeamento de modelos de negócio de integradores para projetos de energia solar fotovoltaica no Brasil
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este artigo objetiva mapear os modelos de negócio para projetos de energia solar fotovoltaica no Brasil, considerando a inserção de um agente integrador da rede, que pode vir a viabilizar projetos que não seriam plausíveis sem a sua participação. A partir da identificação de variáveis estratégicas e contextuais que impactam os diferentes modelos de negócio, foram realizadas entrevistas com especialistas do mercado de energia, que possibilitaram um entendimento do contexto teórico e prático vive ...
Este artigo objetiva mapear os modelos de negócio para projetos de energia solar fotovoltaica no Brasil, considerando a inserção de um agente integrador da rede, que pode vir a viabilizar projetos que não seriam plausíveis sem a sua participação. A partir da identificação de variáveis estratégicas e contextuais que impactam os diferentes modelos de negócio, foram realizadas entrevistas com especialistas do mercado de energia, que possibilitaram um entendimento do contexto teórico e prático vivenciado no país, possibilitando a construção de um guia de suporte à decisão para apoiar na escolha do modelo, de acordo com a dimensão do projeto. Por fim, validou-se o guia com os mesmos especialistas entrevistados, buscando avaliar se a realidade estava sendo representada. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Coleções
-
TCC Engenharias (5855)
Este item está licenciado na Creative Commons License