Explorando o pensamento probabilístico nos anos iniciais
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso investiga aspectos do pensamento probabilístico nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da aplicação de jogos. Tomando caráter qualitativo com os objetivos de ensino, os quais buscam desenvolver as habilidades de identificar entre os eventos aleatórios, aqueles que são mais prováveis de acontecer; identificar em eventos aleatórios todos os resultados possíveis, analisando os que têm maiores ou menores chance ocorrência; analisar dados aprese ...
A pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso investiga aspectos do pensamento probabilístico nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da aplicação de jogos. Tomando caráter qualitativo com os objetivos de ensino, os quais buscam desenvolver as habilidades de identificar entre os eventos aleatórios, aqueles que são mais prováveis de acontecer; identificar em eventos aleatórios todos os resultados possíveis, analisando os que têm maiores ou menores chance ocorrência; analisar dados apresentados em tabela de dupla entrada e produzir texto com síntese em sua análise. Além disso, pretendeu-se responder o seguinte questionamento: “Como um jogo com foco na introdução ao pensamento probabilístico poderá auxiliar no processo de aprendizagem de aleatoriedade, espaço amostral e ocorrência de eventos dos estudantes dos anos iniciais?”. Visando encontrar respostas e atingir o objetivos da pesquisa de propiciar uma vivência que possibilite uma experiência de aprendizagem Matemática do pensamento probabilístico, a investigação se desenvolveu por meio de três encontros com crianças do 3º ano dos anos iniciais em uma Escola Estadual, nos quais utilizamos como instrumentos de investigação os jogos “Cara ou Coroa” e a “Corrida de Cavalos”, inspirados pelo caderno de jogos do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Utilizando como base ao desenvolvimento da prática e sua análise, o referencial teórico desta investigação é composto por dois eixos principais: as teorias de aprendizagem e o ensino de probabilidade nos anos iniciais. Ao fazer a análise é observado o desenvolvimento das habilidades dos estudantes em relação à compreensão de aleatoriedade de um evento, a construção do espaço amostral e da capacidade de estimar a ocorrência de eventos, se mais ou menos prováveis. Portanto, com esse estudo concluímos que nossa pesquisa é pertinente à educação matemática, utilizando a tendência de jogos para o ensino, apresentamos possibilidades à introdução do pensamento probabilístico nos anos iniciais, e acentuamos a necessidade de trabalhar mais a probabilidade nessa etapa escolar. ...
Abstract
The Graduation Final Work research investigates aspects of probabilistic thinking in the early years of Elementary School through the application of games. Taking a qualitative character with the teaching objectives, which seek to develop the skills of identifying among random events, those that are most likely to happen; identify all possible outcomes in random events, analyzing those with a greater or lesser chance of occurrence; analyze data presented in a double-entry table and produce text ...
The Graduation Final Work research investigates aspects of probabilistic thinking in the early years of Elementary School through the application of games. Taking a qualitative character with the teaching objectives, which seek to develop the skills of identifying among random events, those that are most likely to happen; identify all possible outcomes in random events, analyzing those with a greater or lesser chance of occurrence; analyze data presented in a double-entry table and produce text with synthesis in its analysis. Furthermore, we intended to answer the following question: “How can a game focusing on the introduction to probabilistic thinking help in the learning process of randomness, sample space and the occurrence of events for early years students?” Aiming to find answers and achieve the research objectives of providing an experience that enables a Mathematics learning experience of probabilistic thinking, the investigation was developed through three meetings with children from the 3rd year of the initial years at a State School, in which we used as research instruments were the games “Heads or Tails” and “Horse Racing”, inspired by the game notebook of the National Pact for Literacy at the Right Age. Using the development of practice and its analysis as a basis, the theoretical framework of this investigation is composed of two main axes: learning theories and the teaching of probability in the initial years. When carrying out the analysis, the development of students' skills in relation to understanding the randomness of an event, the construction of the sample space and the ability to estimate the occurrence of events, whether more or less likely, is observed. Therefore, with this study we conclude that our research is pertinent to mathematics education, using the trend of games for teaching, we present possibilities for the introduction of probabilistic thinking in the early years, and we emphasize the need to work more on probability at this school stage. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Matemática (406)
Este item está licenciado na Creative Commons License