"Música, câmera e... (grav)ação! : um estudo videográfico das experiências musicais entre pai e filha exibidas no Instagram
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A minha pesquisa surge a partir de inquietações sobre as publicações no Instagram do meu ex professor de música que exibe a filha cantando e/ou tocando diversos instrumentos musicais. Tem-se como objetivo geral compreender modos de organizar experiências pedagógico musicais entre um pai-professor de música e sua filha que são compartilhadas no Instagram. Os caminhos metodológicos foram baseados em uma abordagem qualitativa, com a utilização de métodos visuais e da pesquisa videográfica a partir ...
A minha pesquisa surge a partir de inquietações sobre as publicações no Instagram do meu ex professor de música que exibe a filha cantando e/ou tocando diversos instrumentos musicais. Tem-se como objetivo geral compreender modos de organizar experiências pedagógico musicais entre um pai-professor de música e sua filha que são compartilhadas no Instagram. Os caminhos metodológicos foram baseados em uma abordagem qualitativa, com a utilização de métodos visuais e da pesquisa videográfica a partir dos estudos de Meira (1994), Loizos (2008) e Campos (2011). Este trabalho intersecciona entre aprender música com o pai em um contexto formativo específico, com as aprendizagens musicais feitas para serem registradas e/ou exibidas na mídia social on-line, amparando-se na sociologia da educação musical e teorias do cotidiano (Souza, 2000; 2014; 2016), trazendo aspectos sobre a educação difusa (Petitat, 2011) e da vida cotidiana sob a perspectiva de Pais (1984; 1986; 1993; 2003; 2013). Nessa pesquisa, pude perceber que os compartilhamentos dos vídeos que envolvem as experiências pedagógico-musicais trataram de elementos visuais contemporâneos que se expandem em diversas interpretações, principalmente quanto aos enunciados e estruturas de divulgação. As postagens das cenas musicais se misturavam com outros momentos vividos e expostos pelo professor, remetendo à apresentação de dois sujeitos que tocam, cantam e interagem em determinados cenários e tempos reais/virtuais, transversalizando entre o aprender/ensinar com o processo de se exibir em espaços on-line, como o Instagram, revelando as novas formas de se relacionar com a música e a Educação musical em tempos de conexões virtuais. ...
Abstract
My research arose from my concerns about my former music teacher's Instagram posts showing his daughter singing and/or playing various musical instruments. The overall aim is to understand the ways in which pedagogical-musical experiences are organized between a music teacher-father and his daughter and shared on Instagram. The methodological approaches were based on a qualitative approach, using visual methods and videographic research based on the studies of Meira (1994), Loizos (2008) and Ca ...
My research arose from my concerns about my former music teacher's Instagram posts showing his daughter singing and/or playing various musical instruments. The overall aim is to understand the ways in which pedagogical-musical experiences are organized between a music teacher-father and his daughter and shared on Instagram. The methodological approaches were based on a qualitative approach, using visual methods and videographic research based on the studies of Meira (1994), Loizos (2008) and Campos (2011). This work intersects between learning music with the father in a specific formative context, with musical learning done to be recorded and/or displayed on online social media, based on the sociology of music education and theories of everyday life (Souza, 2000; 2014; 2016), bringing aspects of diffuse education (Petitat, 2011) and everyday life from the perspective of Pais (1984; 1986; 1993; 2003; 2013). In this research, I was able to see that the sharing of videos involving pedagogical-musical experiences dealt with contemporary visual elements that expand into various interpretations, especially in terms of the statements and structures of dissemination. The posts of the musical scenes were mixed with other moments experienced and exposed by the teacher, referring to the presentation of two subjects playing, singing and interacting in certain real/virtual scenarios and times, crossing between learning/teaching and the process of showing off in online spaces such as Instagram, revealing the new ways of relating to music and music education in times of virtual connections. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2895)Música (417)
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