Indicativos para a atuação holística e transdisciplinar de designers de varejo
Fecha
2023Autor
Tutor
Co-director
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Otro título
The holistic and transdisciplinary performance of retail designers
Materia
Resumo
O setor varejista está em constante transformação. O avanço das tecnologias digitais, a popularização dos smarhphones e o acesso à internet colocaram o varejo em todos os lugares, e as compras podem ocorrer a qualquer hora, a partir de um celular nas mãos do consumidor. As lojas físicas perderam seu protagonismo como referência de locais de compra, mas seguem relevantes, assumindo novos formatos e funções que apoiam as vendas dos canais de venda online. Juntos lojas físicas e canais de venda on ...
O setor varejista está em constante transformação. O avanço das tecnologias digitais, a popularização dos smarhphones e o acesso à internet colocaram o varejo em todos os lugares, e as compras podem ocorrer a qualquer hora, a partir de um celular nas mãos do consumidor. As lojas físicas perderam seu protagonismo como referência de locais de compra, mas seguem relevantes, assumindo novos formatos e funções que apoiam as vendas dos canais de venda online. Juntos lojas físicas e canais de venda online compõe o que vem sendo chamado de modelo omnichannel de varejo ou comércio unificado. Nesse cenário, o projeto para lojas físicas assume um caráter holístico e transdisciplinar que vem desafiando o design de varejo. Esta tese alia teoria e prática, por meio de revisão de literatura e análise de conteúdo de depoimentos de profissionais em eventos online do setor varejista, além de entrevistas semiestruturadas com profissionais ligados ao design de varejo. Os resultados obtidos, estabelecem indicativos para a atuação de profissionais ligados à concepção e à execução de lojas que contemplam a inserção e a integração de tecnologias digitais a esses ambientes varejistas. ...
Abstract
The retail sector is constantly changing. The digital technologies advances, the popularization-of-smartphones and internet access, have placed retailers everywhere, and purchases can take place at any time, from a cellphone at in the hands of the consumers. Physical stores have lost their protagonism as a point of reference for places to buy, but they remain relevant, assuming new formats and functions that support sales in online sales channels. Physical stores and online sales channels toget ...
The retail sector is constantly changing. The digital technologies advances, the popularization-of-smartphones and internet access, have placed retailers everywhere, and purchases can take place at any time, from a cellphone at in the hands of the consumers. Physical stores have lost their protagonism as a point of reference for places to buy, but they remain relevant, assuming new formats and functions that support sales in online sales channels. Physical stores and online sales channels together make up what has been called the omnichannel retail model or unified commerce. In this scenario, design for physical stores takes on a holistic and transdisciplinary character that has been challenging retail design. This thesis combines theory and practice, through a literature review and content analysis of professionals' testimonials, considering online events in the retail sector, as well as semi-structured interviews with professionals linked to retail design. The obtained results establish indications for the performance of professionals linked to the design and execution of stores, that contemplate the insertion and integration of digital technologies to these retail environments. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Colecciones
-
Ciencias Sociales Aplicadas (6071)Diseño (389)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License