A apresentação psicanalítica de pacientes no hospital-dia
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação coloca em cena o dispositivo apresentação de pacientes. Essa prática estava associada ao poder da instituição hospitalar onde um psiquiatra ensinava aos seus alunos por meio de uma entrevista com um paciente. Como prática de ensino, a apresentação de pacientes reproduzia um dispositivo de poder. Com base em registros de apresentações realizadas por Lacan em um Hospital Psiquiátrico e de depoimentos de profissionais que faziam parte do público, a pesquisa destaca os elementos co ...
Esta dissertação coloca em cena o dispositivo apresentação de pacientes. Essa prática estava associada ao poder da instituição hospitalar onde um psiquiatra ensinava aos seus alunos por meio de uma entrevista com um paciente. Como prática de ensino, a apresentação de pacientes reproduzia um dispositivo de poder. Com base em registros de apresentações realizadas por Lacan em um Hospital Psiquiátrico e de depoimentos de profissionais que faziam parte do público, a pesquisa destaca os elementos com os quais foi operada uma subversão psicanalítica dessa prática psiquiátrica, a saber, o laço transferencial e a continuidade da escuta dos pacientes pelos profissionais. Seguindo na perspectiva psicanalítica, são analisadas as apresentações psicanalíticas que foram realizadas na Clínica de Atendimento Psicológico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no recorte temporal de 1997 a 2019, as quais aparecerão em forma de vinhetas. Como achados dessa coletada de dados da pesquisa, destaca-se uma mudança de finalidade das apresentações. Inicialmente (1997), a finalidade era se obter um diagnóstico, no final do período (2019), trata-se de pensar direcionamentos para o tratamento de pacientes. Os resultados da pesquisa indicam que houve uma reinvenção dessas entrevistas como um dos dispositivos coletivos no tratamento psicanalítico das psicoses. Nesse dispositivo, o coletivo de psicoterapeutas demanda a um psicanalista que entreviste um dos pacientes atendido pela equipe. Ao assistir à entrevista no lugar do público, o coletivo repensará a escuta e o tratamento para aquele paciente. Assim, subvertida na sua relação de poder, essa prática será reinventada como transmissão de um saber que não se sabe. ...
Abstract
This dissertation highlights the patient presentation device. This practice was associated with the power of the hospital institution where a psychiatrist taught his students through an interview with a patient. As a teaching practice the patient presentation reproduced a might device. Based on records of consultations carried out by Lacan in a Psychiatric Hospital and testimonials from professionals who were part of the public, the research highlights the elements with which a psychoanalytic s ...
This dissertation highlights the patient presentation device. This practice was associated with the power of the hospital institution where a psychiatrist taught his students through an interview with a patient. As a teaching practice the patient presentation reproduced a might device. Based on records of consultations carried out by Lacan in a Psychiatric Hospital and testimonials from professionals who were part of the public, the research highlights the elements with which a psychoanalytic subversion of this psychiatric practice was operated. Following the psychoanalytic perspective are analyzed the patient presentation that were carried out at the Clínica de Atendimento Psicológico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul from 1997 to 2019. As findings from this research a change in the purpose of the presentations stands out. Initially (1997) the purpose was to obtain a diagnosis; at the end of the period (2019) it was about thinking about the treating patients. The research results indicate that there was a reinvention of these interviews as one of the collective devices at the psychoanalytic treatment of psychosis. In this device the group of psychotherapists asks a psychoanalyst to interview one of the patients treated by the team. When the collective watch the interview in the audience they can rethink how to listen and treat that patient. Thus subverted in its power relationship, this practice will be reinvented as the transmission of one knowledge that is not known. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)
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