Os escritos sobre arte de Maria Clara da Cunha Santos na revista A Mensageira (1897-1900) : diálogos possíveis
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação aborda os escritos sobre arte de Maria Clara da Cunha Santos (Pelotas/RS, 1866 — Rio de Janeiro/RJ, 1911), publicados na revista literária A Mensageira, de 1897 a 1900. A análise desses textos foi realizada à luz da crítica de arte, discutindo alguns princípios presentes em seu discurso, buscando demonstrar de que maneira eles poderiam se aproximar dos textos de críticos legitimados de sua época. Para isso, propomos um diálogo entre a sua produção e o trabalho do crítico Luis G ...
Esta dissertação aborda os escritos sobre arte de Maria Clara da Cunha Santos (Pelotas/RS, 1866 — Rio de Janeiro/RJ, 1911), publicados na revista literária A Mensageira, de 1897 a 1900. A análise desses textos foi realizada à luz da crítica de arte, discutindo alguns princípios presentes em seu discurso, buscando demonstrar de que maneira eles poderiam se aproximar dos textos de críticos legitimados de sua época. Para isso, propomos um diálogo entre a sua produção e o trabalho do crítico Luis Gonzaga Duque Estrada (Rio de Janeiro, 1863 – 1911). Sem perder de vista a abordagem da história das mulheres e da história feminista da arte, buscamos compreender o cenário em que Maria Clara estava inserida, considerando os contextos social, cultural, político e econômico do Brasil, especialmente para as mulheres daquela sociedade, nos anos finais do século XIX. A partir de alguns preceitos levantados por Camila Dazzi sobre a crítica de arte brasileira nos fins do Oitocentos, sobretudo o desejo pelo moderno que guiava o juízo de muitos intelectuais daquele momento, foi viável estabelecer um diálogo entre o trabalho dos dois críticos, especialmente no que diz respeito às suas produções como periodistas. Dessa forma, foi possível situarmos os escritos sobre arte da crítica Maria Clara na historiografia da arte brasileira do Entresséculos. ...
Abstract
This dissertation addresses Maria Clara da Cunha Santos' writings on art (Pelotas/RS, 1866 — Rio de Janeiro/RJ, 1911), published in the literary magazine A Mensageira from 1897 to 1900. The analysis of these texts was carried out in the light of art criticism, discussing some principles present in her discourse, seeking to demonstrate how they could approach the writings of legitimized critics from her time. To do so, we propose a dialogue between her production and the work of the critic Luis ...
This dissertation addresses Maria Clara da Cunha Santos' writings on art (Pelotas/RS, 1866 — Rio de Janeiro/RJ, 1911), published in the literary magazine A Mensageira from 1897 to 1900. The analysis of these texts was carried out in the light of art criticism, discussing some principles present in her discourse, seeking to demonstrate how they could approach the writings of legitimized critics from her time. To do so, we propose a dialogue between her production and the work of the critic Luis Gonzaga Duque Estrada (Rio de Janeiro, 1863 – 1911). Without losing sight of the approach to women's history and feminist art history, we seek to understand the context in which the Maria Clara was inserted, considering the social, cultural, political, and economic contexts of Brazil, especially for women in that society in the late 19th century. Drawing from some precepts raised by Camila Dazzi about Brazilian art criticism in the late 1800s, particularly the desire for the modern that guided the judgment of many intellectuals of that moment, it was possible to establish a dialogue between the productions of the two critics, especially regarding their works as journalists. In this way, it was possible to situate Maria Clara's writings on art in the Brazilian historiography of the "Entresséculos" period. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2895)Artes Visuais (476)
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