Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKern, Daniela Pinheiro Machadopt_BR
dc.contributor.authorCabral, Ana Cláudia de Mourapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-07T03:23:18Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/268163pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação aborda os escritos sobre arte de Maria Clara da Cunha Santos (Pelotas/RS, 1866 — Rio de Janeiro/RJ, 1911), publicados na revista literária A Mensageira, de 1897 a 1900. A análise desses textos foi realizada à luz da crítica de arte, discutindo alguns princípios presentes em seu discurso, buscando demonstrar de que maneira eles poderiam se aproximar dos textos de críticos legitimados de sua época. Para isso, propomos um diálogo entre a sua produção e o trabalho do crítico Luis Gonzaga Duque Estrada (Rio de Janeiro, 1863 – 1911). Sem perder de vista a abordagem da história das mulheres e da história feminista da arte, buscamos compreender o cenário em que Maria Clara estava inserida, considerando os contextos social, cultural, político e econômico do Brasil, especialmente para as mulheres daquela sociedade, nos anos finais do século XIX. A partir de alguns preceitos levantados por Camila Dazzi sobre a crítica de arte brasileira nos fins do Oitocentos, sobretudo o desejo pelo moderno que guiava o juízo de muitos intelectuais daquele momento, foi viável estabelecer um diálogo entre o trabalho dos dois críticos, especialmente no que diz respeito às suas produções como periodistas. Dessa forma, foi possível situarmos os escritos sobre arte da crítica Maria Clara na historiografia da arte brasileira do Entresséculos.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation addresses Maria Clara da Cunha Santos' writings on art (Pelotas/RS, 1866 — Rio de Janeiro/RJ, 1911), published in the literary magazine A Mensageira from 1897 to 1900. The analysis of these texts was carried out in the light of art criticism, discussing some principles present in her discourse, seeking to demonstrate how they could approach the writings of legitimized critics from her time. To do so, we propose a dialogue between her production and the work of the critic Luis Gonzaga Duque Estrada (Rio de Janeiro, 1863 – 1911). Without losing sight of the approach to women's history and feminist art history, we seek to understand the context in which the Maria Clara was inserted, considering the social, cultural, political, and economic contexts of Brazil, especially for women in that society in the late 19th century. Drawing from some precepts raised by Camila Dazzi about Brazilian art criticism in the late 1800s, particularly the desire for the modern that guided the judgment of many intellectuals of that moment, it was possible to establish a dialogue between the productions of the two critics, especially regarding their works as journalists. In this way, it was possible to situate Maria Clara's writings on art in the Brazilian historiography of the "Entresséculos" period.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSantos, Maria Clara da Cunhapt_BR
dc.subjectA Mensageira magazineen
dc.subjectDuque, Gonzaga, 1863-1911pt_BR
dc.subjectEntresséculosen
dc.subjectCrítica de artept_BR
dc.subjectArt criticiscmen
dc.titleOs escritos sobre arte de Maria Clara da Cunha Santos na revista A Mensageira (1897-1900) : diálogos possíveispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001189335pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples