Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDuque, Marcelo Schenkpt_BR
dc.contributor.authorRosa, João Lucídio de Andrade dapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-21T03:32:09Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267389pt_BR
dc.description.abstractA desinformação, ou, como recorrentemente denominada, fake news, pode ser apontada como uma das consequências (negativas) da ascensão de novas tecnologias de comunicação e de acesso à informação, representadas pelos serviços oferecidos por redes sociais e motores de busca. De tal modo, é a partir de tal contexto que o presente trabalho tem como objetivo geral investigar o âmbito de proteção das liberdades comunicativas, verificar os aspectos constitutivos do fenômeno da desinformação, a fim de obter contornos mínimos de um conceito maleável ao Direito, bem como proceder com a análise do âmbito de proteção da liberdade empresarial-profissional exercida pelas empresas prestadoras dos serviços referidos. Foi utilizado o método dedutivo-analítico, empregando-se a análise do todo para as partes, com a decomposição do objeto em seus elementos constitutivos; em relação às técnicas de pesquisas, foram utilizadas a pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica. Concluiu-se por uma colisão entre os direitos fundamentais atinentes às liberdades comunicativas dos usuários dos serviços e a liberdade empresarial-profissional das redes sociais e motores de busca, em face dos mecanismos utilizados para a estruturação das interfaces oferecidas, precipuamente por sistemas de recomendação e publicidade operacionalizados por algoritmos.pt_BR
dc.description.abstractDisinformation, or, as recurrently called, fake news, can be identified as one of the (negative) consequences of the rise of new communication technologies and access to information, represented by the services offered by social networks and search engines. In such a way, it is from such context that the present work has as general objective to investigate the scope of protection of the communicative freedoms, to verify the constitutive aspects of the phenomenon of disinformation, in order to obtain minimum outlines of a malleable concept to the Law, as well how to proceed with the analysis of the scope of protection of business and professional freedom exercised by the companies providing the aforementioned services. The deductive-analytical method was used, employing the analysis of the whole for the parts, with the decomposition of the object into its constituent elements; regarding research techniques, documental and bibliographical research were used. It was concluded that there was a collision between the fundamental rights related to the communicative freedoms of service users and the business-professional freedom of social networks and search engines, in view of the mechanisms used to structure the interfaces offered, mainly by recommendation systems and advertising operated by algorithms.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFundamental rightsen
dc.subjectDireitos fundamentaispt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectCommunicative freedomsen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectBusiness-professional freedomen
dc.subjectLiberdade de expressãopt_BR
dc.subjectDisinformationen
dc.titleDesinformação em redes sociais e motores de busca : uma colisão entre as liberdades comunicativas e a liberdade empresarial-profissional?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186268pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples