Padrões de consumo de bebidas energéticas por adolescentes, motivações e fatores associados
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Bebidas energéticas são produtos populares entre adolescentes, com importante concentração de cafeína e outros ingredientes subestudados. O estudo investigou padrões e motivações para o consumo de bebidas energéticas entre adolescentes e fatores associados, dentre eles o uso combinado com álcool, a exposição a comportamentos de risco e o bem-estar subjetivo adolescente. O delineamento foi observacional exploratório, por levantamento transversal, originando três estudos empíricos. A amostra envo ...
Bebidas energéticas são produtos populares entre adolescentes, com importante concentração de cafeína e outros ingredientes subestudados. O estudo investigou padrões e motivações para o consumo de bebidas energéticas entre adolescentes e fatores associados, dentre eles o uso combinado com álcool, a exposição a comportamentos de risco e o bem-estar subjetivo adolescente. O delineamento foi observacional exploratório, por levantamento transversal, originando três estudos empíricos. A amostra envolveu 302 adolescentes de 13 a 18 anos (M = 15,62; DP = 1,72) e 311 pais ou responsáveis. Empregaram-se dois questionários sociodemográficos e de informação sobre o consumo, para adolescente e para adulto responsável, e Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes. Os resultados indicaram prevalência do consumo de bebidas energéticas entre adolescentes, com início começando na infância. Foi estabelecida associação entre o consumo e ser aluno de escola pública. O produto é facilmente adquirido e consumido por adolescentes e disponível em muitos lares, com ciência dos pais. Também, foi estabelecida associação entre o consumo de bebidas energéticas e uso de álcool e outras substâncias. O consumo de kit/combo, pela mistura com álcool, foi prevalente para ambos os sexos, mas especialmente entre meninas. Ainda, houve associações entre o consumo de bebidas energéticas e o bem-estar subjetivo adolescente, quanto à menor satisfação de vida em relação à Família e maiores satisfações quanto ao Self-comparado e à Amizade. Necessário expandir o entendimento do fenômeno e fomentar campanhas de informação para adolescentes, famílias e sociedade em geral, alertando sobre características e riscos de bebidas energéticas. ...
Abstract
Energy drinks are popular products among teenagers, with a significant concentration of caffeine and other understudied ingredients. This study investigated patterns and motivations for the consumption of energy drinks among adolescents and associated factors, including the combined use with alcohol, exposure to risky behaviors and adolescent subjective well-being. The design was exploratory and observational, by cross-sectional survey, resulting in three empirical studies. The sample involved ...
Energy drinks are popular products among teenagers, with a significant concentration of caffeine and other understudied ingredients. This study investigated patterns and motivations for the consumption of energy drinks among adolescents and associated factors, including the combined use with alcohol, exposure to risky behaviors and adolescent subjective well-being. The design was exploratory and observational, by cross-sectional survey, resulting in three empirical studies. The sample involved 302 adolescents aged 13 to 18 years (M = 15,62; DP = 1,72) and 311 parents or guardians. Two sociodemographic and consumption information questionnaires were used, for adolescents and responsable adults, and the Multidimensional Life Satisfaction Scale for Adolescents. The results indicated a prevalence of energy drink consumption among adolescents, starting in childhood. It was established an association between consumption and being a public school student. The product is easily purchased and consumed by teenagers and available in many homes, with parental awareness. Also, an association between the consumption of energy drinks and the use of alcohol and other substances was established. Kit/combo consumption, by mixing energy drinks with alcohol, was prevalent for both sexes, but especially among girls. Furthermore, there were associations between the consumption of energy drinks and adolescent subjective well-being, regarding lower life satisfaction in relation to the Family and greater satisfaction regarding the Self-compared and Friendship. It is necessary to expand the understanding of the phenomenon and promote information campaigns for adolescents, families and general society, warning about the characteristics and risks of energy drinks. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7585)Psicologia (698)
Este item está licenciado na Creative Commons License